“X-MEN – O Filme” (2000): o ponto de virada dos super-heróis na indústria do cinema

X-Men - O Filme

X-Men Movie PosterX-MEN – O FILME (X-Men). EUA, 2000, 01h44min. Direção: Bryan Singer. Com Hugh Jackman, Halle Berry, Ian McKellen, Patrick Stewart, Rebecca Romjin-Stamos, Famke Janssen e James Marsden.

Este é apenas o início de uma das maiores trilogias de super-heróis recém-produzidas no cinema. X-Men – o Filme, dirigido pelo jovem e competente Bryan Singer no ano 2000, apresenta os personagens mutantes a quem não os conhece, de maneira bastante direta. Usando de muito didatismo e sem deixar a ação de lado, o roteiro ágil nos prende do início ao fim do filme (que é até um tanto curto). E já semeia uma vontade muito grande de assistirmos logo ao segundo episódio.

Baseado na formidável HQ da Marvel, conhecemos os mutantes: um seleto grupo de pessoas espalhadas pelo mundo, dotadas de superpoderes variados – o próximo elo na corrente da evolução humana. Cada um nasceu com uma mutação genética rara, que na puberdade se manifestou em poderes extraordinários. Em um mundo cheio de ódio e preconceito, eles são temidos por aqueles que não podem aceitar suas diferenças. Quase todos vivem escondidos, sem revelar aos outros suas capacidades. Até que alguns deles se rebelam, e temos então uma divisão entre dois grupos.

X-Men - O Filme

Xavier e Magneto, os líderes antagonistas dos X-Men

De um lado, temos aqueles que tentam dominar o mundo e se sobrepujar aos humanos, chefiados por Magneto (Ian McKellen). Em oposição a estes, estão os mutantes que pretendem promover a inclusão e a igualdade de direitos com a raça humana, liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart). Nasce daí um espetacular conflito, baseado não somente na força, mas também nas habilidades e características individuais de cada um. Os mutantes “do bem” terão que ajudar os humanos bem-intencionados a combater esses mutantes “do mal”. Ao mesmo tempo, precisam quebrar o preconceito existente de que humanos e mutantes não podem conviver pacificamente.

Wolverine (X-Men)O filme nos apresenta alguns dos X-Men mais famosos dos quadrinhos, como Wolverine (Hugh Jackman), Tempestade (Halle Berry) e Mística (Rebecca Romjin-Stamos). A produção custou cerca de US$ 75 milhões e arrecadou quase 300 milhões de dólares em todo o mundo, pavimentando o terreno para a superprodução que seria lançada três anos mais tarde, X-Men 2 – sem dúvida o melhor da trilogia.

Nota CINEMAIMERI – 7.5 ***

 

Assista o trailer original de X-MEN – O FILME (sem legendas)

X-Men (2000) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário