Após mais de 3 meses, WGA anuncia fim da greve dos roteiristas em Hollywood

greve dos roteiristas

Os roteiristas do cinema e da TV nos EUA decidiram em assembléia na noite de terça-feira passada suspender a greve iniciada há mais de 3 meses. Com isso se encerra o pior conflito trabalhista das últimas duas décadas em Hollywood. A notícia foi recebida com alívio pela indústria do cinema e pelos estúdios de TV, onde milhares de funcionários estavam parados devido à falta de “matéria-prima” – ou seja, os roteiros.

Os membros do sindicato dos roteiristas (WGA – Writers Guild of America) ainda vão submeter à apreciação de seus membros um contrato coletivo de trabalho, com duração de 3 anos. O documento prevê novas formas de remuneração aos roteiristas pelos trabalhos transmitidos pela Internet, e dobra o percentual de participação deles no faturamento por filmes e programas baixados na rede mundial de computadores. Além disso, amplia o contrato coletivo para cobrir também conteúdos feitos exclusivamente para a Web. Os dirigentes da WGA já comunicaram por e-mail os cerca de 10 mil roteiristas instruindo-os a voltar ao trabalho já a partir de hoje.

Sindicato dos Atores também promete endurecer nas reinvidicações

O pagamento pelos novos meios de difusão era a principal reivindicação dos profissionais aos oito grandes produtores de cinema e TV. Mas ainda há outros conflitos à vista: o sindicato dos atores (SAG – Screen Actors Guild), que representa cerca de 120 mil atores de cinema e TV, renova seu contrato coletivo em junho e já anunciou que também adotará uma postura agressiva à mesa de negociações.

Por causa da greve, os roteiristas terão apenas 12 dias para produzir o espetáculo do Oscar, marcado para 24 de fevereiro – uma tarefa que normalmente leva várias semanas. Quem sabe isso não faça com que a cerimônia desse ano seja um pouco mais curta, sem aqueles longuíssimos textos que, muitas vezes, só enchem linguiça e não chegam a lugar nenhum, estendendo a festa desnecessariamente.

Clique e acesse o website do Sindicato dos Roteiristas – WGA (em inglês)

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário