VELOZES E FURIOSOS 7 estréia nos cinemas assumindo o exagero visual absurdo

Velozes e Furiosos 7

Velozes e Furiosos 7 (poster)VELOZES E FURIOSOS 7
(Furious 7)

Direção de James Wan

EUA, Ação, 2015. Com Vin Diesel, Paul Walker, Jason Statham, Dwayne Johnson, Michelle Rodriguez, Djimon Hounsou, Jordana Brewster, Tyrese Gibson e Ronda Rousey. Duração: 02h17. Classificação: 14 anos.

No começo, lá no início dos anos 2000, a franquia Velozes e Furiosos era associada somente a rachas e carros tunados. Predominavam os personagens masculinos mal-encarados, cercados por mulheres de roupa colada ou shortinhos minúsculos. Com o tempo, o “jeitão” característico da franquia foi mudando, dando lugar a situações cada vez mais exageradas e completamente inverossímeis – porém quase sempre recheadas com aquele tipo de humor e ação desenfreada que atrai especialmente o público mais jovem. E aqui, neste sétimo episódio da franquia, os carros supervelozes e possantes são “personagens” mais secundários do que nunca, principalmente quando comparados aos primeiros filmes da série.

Fast-And-Furious-7A

A trama é simples e mostra a busca por vingança do assassino profissional Deckard Shaw (Jason Statham), que teve o irmão morto pela turma de Don Toretto (Vin Diesel) no filme anterior. Sabedores dessa ameaça e visando acompanhar todos os passos do inimigo, a equipe de Toretto resolve roubar uma tecnologia capaz de controlar câmeras de segurança, telefones e outros aparelhos remotamente.

 

Franquia se rende de vez à “espetacularização”

O diretor James Wan usa e abusa de bons recursos visuais para mostrar os carros em ação e as várias brigas e lutas que permeiam o filme – uma delas confrontando a atriz Michelle Rodriguez e a campeã mundial de UFC Ronda Rousey, numa pancadaria de respeito. Todas as cenas de ação são superlativizadas: a ação é vista bem de perto e o uso do 3D é muito bem feito. O próprio trailer já traz algumas cenas claras de exagero visual.

Como já dito, o humor também está presente por todo o filme. E isso não acontece somente em razão de situações engraçadas – em que Dwayne Johnson se destaca com seu habitual sarcasmo. Não há como não sorrir ao ver sequências de ação tão absurdamente irreais, que muitas vezes provocam altas gargalhadas. Estão aí como exemplo algumas cenas já exibidas nos trailers, como carros saindo de aviões usando paraquedas, ou então saltando de dentro de um prédio para outro em plena Abu Dhabi.

Ator Paul Walker ganha linda homenagem

Paul WalkerClaro que a morte de um dos ícones da série – o ator Paul Walker – acabou interferindo na estória aqui contada. Esse triste fato parece que concedeu um certo tom de “família” ao grupo liderado por Toretto. A produção do filme teve de usar de muita tecnologia para recriar digitalmente algumas cenas rodadas pelo ator – já que sua morte ocorreu durante as filmagens, em novembro de 2013. O roteiro, porém, explora muito bem essa situação e presta uma homenagem digna e emocionante ao final do filme.

É inegável que a franquia ganhou fôlego com o tempo ao alterar parte de suas características iniciais. Essa mudança talvez atinja seu ápice aqui nesse Velozes e Furiosos 7, que se não é o melhor filme da série, certamente está entre os mais intensos e emocionantes. O filme estreia nesse feriado de semana santa em 1.046 salas brasileiras – cerca de 70% delas com exibição em 3D.


 

Assista alguns trailers e clipes de “VELOZES E FURIOSOS 7”:

 

TRAILER INTERNACIONAL #2 (legendado)

Velozes e Furiosos 7 - Trailer Internacional 2



TRAILER INTERNACIONAL #1 (legendado)

Velozes & Furiosos 7 - Trailer Oficial

CLIPE – SALTANDO DO AVIÃO (legendado)

Velozes e Furiosos 7 - Saltando do Avião


CLIPE – MICHELLE RODRIGUEZ E RONDA ROUSEY (legendado)

Velozes e Furiosos 7 - A Luta de Letty

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário