Missão dada é missão cumprida: saiba tudo sobre o sucesso nacional TROPA DE ELITE

Tropa de Elite (Wagner Moura)

Tropa de Elite (poster)TROPA DE ELITE (Elite Squad). Ação/Drama, 16 anos. Brasil, 2007. Direção de José Padilha. Com Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira. Duração 01h58min.

O filme retrata, com extremo realismo, o treinamento e a prática do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Para quem não sabe, BOPE é uma força policial do Rio de Janeiro especializada no combate ao tráfico de drogas nos morros cariocas. A estória é narrada pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura). Vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim 2008, o filme foi visto por 2,4 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros, arrecadando mais de R$ 20 milhões.

Durante entrevista concedida essa semana, o diretor José Padilha qualificou de “estúpida” a crítica negativa feita pela revista americana Variety, que classificou o filme como “fascista, de ultra-direita e promotor da violência”. “A crítica deles foi particularmente estúpida. Primeiro, porque o sujeito falou que o Brasil é um país de 10 milhões de habitantes. Aí, no parágrafo seguinte, diz que 11,5 milhões de brasileiros viram o filme. Ele não sabia contar, deu duas informações erradas na sequência“, afirmou Padilha, que acrescentou que “as pessoas que chamam o filme de fascista não fazem a menor idéia do que é o fascismo“.

Tropa de Elite (André Ramiro)
O ator ANDRÉ RAMIRO ficou conhecido por seu personagem no filme, Matias

Padilha preferiu não polemizar em relação à não-indicação de seu longa-metragem como o representante brasileiro na corrida ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O indicado, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, do diretor Cao Hamburger, não foi sequer um dos 5 finalistas para disputar a estatueta no próximo domingo. “‘O Ano em que Meus Pais…’ é um grande filme. Em momento algum reclamei dessa decisão, além do mais, seria extremamente deselegante falar qualquer coisa nesse sentido”, afirmou.

DVD estará disponível essa semana

O DVD de Tropa de Elite chega às lojas na próxima quarta-feira (27/fev), tanto para venda quanto para locação. A informação foi confirmada pela distribuidora Universal Filmes. O material extra no DVD contém entrevistas com 13 membros da produção do filme e mais de 80 fotos de bastidores das filmagens.

A consagração de Tropa de Elite como melhor filme do Festival de Berlim impulsionou ainda mais a carreira internacional do longa-metragem. O filme já está negociado para toda a Europa (onde deve ser exibido em junho) e a previsão é que seja lançado nos EUA pela Weinstein Company, co-produtora e também distribuidora do filme, entre final de março e início de abril. Em maio, deve participar da mostra oficial do Festival de Cannes como um dos filmes concorrentes à Palma de Ouro.

O roteiro traz a estória de dois amigos de infância com origens muito diferentes, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro). O primeiro é um rapaz de classe média, enquanto que o segundo é filho de empregada doméstica. Ambos realizam o sonho de infância de se tornarem policiais militares, dividindo o tempo entre as operações nos morros cariocas e as aulas numa faculdade particular. Decepcionados com a instituição, entram para o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Wagner Moura interpreta Nascimento, capitão de uma das unidades do BOPE, que precisa aliar a pressão do trabalho com o dia-a-dia de seu casamento. O filme arrecadou cerca de US$ 14 milhões em todo o mundo.

 

Assista o Trailer Oficial de TROPA DE ELITE:

Tropa de Elite - Trailer

 

1 Comentário

Deixe seu comentário