Selton Mello e Wagner Moura protagonizam TRASH, produção britânica filmada no Brasil

TRASH - A esperança vem do lixo

TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO (Trash). ReinTRASH movie postero Unido / Brasil, Aventura / Drama, 2014. Direção de Stephen Daldry. Com Selton Mello, Wagner Moura, Martin Sheen, Rooney Mara, André Ramiro e José Dumont. Duração 01h55. Classificação Etária: 14 anos.

“TRASH – A esperança vem do lixo” é baseado no livro infanto-juvenil de mesmo nome, publicado em 2010 por Andy Mulligan. O roteiro, adaptado por Richard Curtis (o mesmo de Quatro Casamentos e um Funeral), conta a estória de 3 meninos que passam seus dias buscando no lixo o sustento de suas famílias. A sorte deles muda totalmente quando encontram no lixão uma misteriosa bolsa, contendo documentos, algum dinheiro e uma chave dourada – que pode significar a saída da miséria, ou condená-los para sempre. Dentro da carteira há instruções para se chegar ao esconderijo onde se encontra um tesouro escondido.

Os garotos se vêem então em meio a enigmas e perseguições, num país de terceiro mundo. Foi utilizado como cenário o aterro sanitário do Jardim Gramacho, considerado o maior da América Latina, situado na Baixada Fluminense (RJ). O diretor Stephen Daldry (o mesmo de As Horas e O Leitor) escolheu o Brasil como locação por ter os cenários adequados à atmosfera criada por Mulligan. Daldry se mudou para o Rio de Janeiro por alguns meses e trabalhou com uma equipe local (a co-produtora O2 de Fernando Meirelles). Com isso, ele conseguiu dar à produção a cara de um filme nacional, muito mais do que de um filme feito no exterior.

TRASH - A esperança vem do lixo

Elenco adulto tira o foco que deveria ser nas crianças

O principal problema do filme é que a tal “esperança que vem do lixo” acrescentada pelo complemento do título em português não é o aspecto que se sobressai na estória. Em raros momentos se percebe o espírito de aventura do livro, que narra a transformação de adolescentes pobres e marginalizados pela sociedade em heróis. Um grande motivo para isso é a atuação irregular dos garotos que trabalham no lixão. Os três até que mandam bem, principalmente nas cenas pesadas de tortura e abuso, mas em algumas cenas pareceu faltar um pouco de sensibilidade.

Wagner MouraSelton Mello enriquecem a obra e são, sem dúvida, importantes chamarizes para as pessoas assistirem o filme. Porém, parece que em razão disso o roteiro acaba concentrando um pouco além da conta o foco nos dois, em detrimento dos verdadeiros protagonistas – que são os três garotos. Assim, o que era para ser uma fantasia para crianças, acaba dominada pelos feitos dos adultos, sejam eles bons ou maus. Os outros personagens, como os de Rooney Mara e Martin Sheen, também servem apenas como apoios de luxo para que os dois protagonistas se destaquem.

Juntando tudo, assistir o filme é uma experiência interessante. TRASH é uma produção de intenções sérias e sinceras, mas se perde ao trocar o final fabulesco do livro por um discurso político óbvio e até certo ponto arrogante, talvez inspirado pelos protestos ocorridos em várias cidades do Brasil em junho de 2013.

 

Assista o trailer do filme TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO, com legendas em português:

Trash - A Esperança Vem do Lixo | Trailer Oficial

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário