Em 1995, animação TOY STORY mudou o conceito de desenho animado nos cinemas

Toy Story

Toy Story movie posterTOY STORY – UM MUNDO DE AVENTURAS. Animação / Aventura, EUA, 1995. Direção de John Lasseter. Duração 01h21min.

Esta é a primeira animação de longa-metragem totalmente feita por computador pela Pixar, e que definitivamente revolucionou o mundo dos desenhos, conquistando milhares de espectadores (arrecadou mais de US$ 360 milhões em todo o mundo, sendo campeão de bilheteria nos EUA no ano de seu lançamento, 1995). O filme entrou para a história como um marco do início das animações em longa-metragem e por ser o primeiro filme feito em 3D, sem dúvida um dos clássicos do gênero.

O roteiro, apesar de simples, é extremamente eficiente, e incentiva o espectador a relembrar seus tempos de criança e viajar pelo fascinante mundo dos brinquedos. O boneco caubói de madeira Woody (cuja voz é de Tom Hanks na versão em inglês) é o brinquedo favorito do garoto Andy. Mas isso pode mudar quando o menino ganha de presente de aniversário outro brinquedo mais moderno, o astronauta Buzz Lightyear (voz de Tim Allen na versão original). O patrulheiro espacial cai nas graças do menino e logo passa a receber mais atenção do garoto, deixando o caubói de lado. Enciumado, Woody implica com Buzz, mas ambos acabam caindo nas garras do garoto vizinho, um notório destruidor de brinquedos, e são forçados a unir seus esforços.

Toy Story

A trilha sonora de Randy Newman (compositor também dos dois Entrando numa Fria) é bem aplicada, fazendo com que o filme se torne ainda mais empolgante e aumentando o clima de aventura. E os personagens / brinquedos são adoráveis, muito bem feitos, bem detalhados e elaborados. Enfim, uma grande aventura, que encantou e encanta ainda hoje crianças, adolescentes e adultos, e teve uma continuação quatro anos mais tarde – Toy Story 2 – tão boa e divertida quanto esta.

Nota CINEMAIMERI – 9.0 ****

 

Assista um trecho dublado do filme TOY STORY:

Toy Story - Trailer - Dublado

1 Comentário

Deixe seu comentário