“Tomates Verdes Fritos”: estória sensível e poderosa sobre a verdadeira amizade

Tomates Verdes Fritos posterAcima de tudo, Tomates Verdes Fritos é daqueles filmes gostosos de se ver, e que a gente assiste sem perceber o tempo passar. Sua atmosfera envolvente nos ensina que uma amizade sincera pode durar a vida inteira e ser mais sólida que uma rocha. O roteiro mistura duas estórias: uma contada em flash back, que ocorre no passado, e outra que se desenrola no presente. Mas com o decorrer do filme tudo fica muito suave e a transição entre as duas linhas do tempo ocorre sem mesmo que a gente perceba.

A dona-de-casa Evelyn (a ótima Kathy Bates) tem um casamento que já caiu na rotina. Certo dia, ela acompanha o marido na visita a uma tia dele que está hospedada num asilo – e que não os recebe lá muito bem. É quando ela conhece outra hóspede do local, a simpática idosa Ninny (Jessica Tandy). Imediatamente ela fica encantada pelas estórias que Ninny conta de duas amigas de sua juventude, Idge e Ruth. Evelyn passa então a criar o hábito de visitar sua nova amiga com frequência, só para “beber da fonte” das belas estórias que aquela senhora lhe conta e que lhe fazem tão bem.

Tomates Verdes Fritos

Dessa forma, o roteiro fica alternando entre as recordações do passado contadas por Ninny e a mudança gradual no jeito de ser de Evelyn. E como resultado dos ensinamentos e valores que ouve das estórias de Ninny, aos poucos ela muda a forma com que encara seu casamento e sua relação consigo mesma e com as outras pessoas. Tudo isso é feito de uma maneira gradual, leve e bastante agradável, sem nunca subir demais o tom nem deixar o ritmo do filme cansativo.

Por fim, vale destacar que há uma breve participação no começo do filme, do ator Chris O’Donnell, que mais tarde faria o Robin nos cinemas. A direção é de Jon Avnet, que não realizou muitas produções anteriores. Já a trilha sonora é de Thomas Newman, mesmo compositor de outros filmes como Beleza Americana e Um sonho de liberdade.

Nota CINEMAIMERI – 8.5 ****

 

Assista os 5 primeiros minutos de TOMATES VERDES FRITOS (dublado):

Tomates Verdes Fritos

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário