Tim Burton e Johnny Depp juntos de novo no aterrorizante musical Sweeney Todd

Sweeney Todd

O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (Sweeney Todd). Suspense/Musical, EUA, 2007. Direção de Tim Burton. Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman e Sacha Baron Cohen. Duração 01h56min.

Sweeney Todd movie posterA Warner lança nessa sexta-feira, em 80 salas em todo o país, esta adaptação para o cinema do aterrorizante musical de Stephen Sondheim. A ambientação é a sombria Inglaterra dos tempos da Rainha Vitória, na segunda metade do século XIX, auge da Revolução Industrial. Certamente o cenário perfeito para o imaginário gótico do diretor Tim Burton se manifestar em toda sua estranheza e sagacidade.

Fãs do cineasta devem reconhecer imediatamente o visual um tanto quanto vampiresco de Johnny Depp (Piratas do Caribe, A Janela Secreta), provavelmente o ator preferido de Burton. Com suas madeixas grisalhas e olheiras melancólicas, Depp interpreta o sinistro barbeiro Benjamin Barker. Depois de ser injustamente expulso de Londres e de ver sua esposa e filha caírem em desgraça, ele busca vingança adotando o pseudônimo de Sweeney Todd. Para isso conta com a ajuda da quituteira Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter), que já havia trabalhado também com Burton em Planeta dos Macacos (2001). Barker usa a barbearia para assassinar seus clientes, enquanto ela usa seus restos mortais para assar tortas – e dessa forma tornar-se a sensação gastronômica da cidade.

Musical concorre a três Oscars

Sweeney ToddDepp concorre mais uma vez ao Oscar de Melhor Ator pelo papel de protagonista do filme. Mas os grandes destaques se justificam pelas outras duas indicações ao prêmio, de Melhor Figurino, e sobretudo, Melhor Direção de Arte. O roteiro também é desenvolvido num ritmo bastante ágil e a sequência de números musicais não é nada cansativa.

De maneira similar, a montagem e a edição de som também estão tecnicamente perfeitas. Destaque para o primeiro encontro de Todd com o juiz na barbearia e na sequência da primeira fornada de tortas humanas. As vozes de Depp e Alan Rickman (o Severus Snape da série Harry Potter) fundindo-se e intercalando-se com os sons dos panos, da navalha e da cadeira do barbeiro aumentam num suspense crescente. Já o barulho do alçapão em cortes rápidos, entre uma batida e outra da faca de Mrs. Lovett, dá um ritmo quase dançante à hora da matança.

O filme estreou no Natal nos EUA e vem tendo um bom desempenho nas bilheterias. Já arrecadou quase 100 milhões de dólares em todo o mundo, tendo custado aproximadamente a metade desse valor. Sweeney Todd acaba por se revelar um dos melhores musicais produzidos em Hollywood nos últimos anos. O filme cumpre aquilo a que se propõe, mas isso não significa que agrade a todos os gostos – o que não é nenhuma novidade quando se trata da filmografia do diretor Tim Burton.

 

Veja abaixo o trailer original de SWEENEY TODD – O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET, com legendas em português:

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário