
SPEED RACER. Aventura, EUA, 2008. Direção dos Irmãos Wachowsky. Com Emile Hirsch, Matthew Fox, Christina Ricci, John Goodman e Susan Sarandon. Duração 02h15min.
Baseado no cult desenho animado japonês que fez enorme sucesso na TV brasileira nos anos 1960/1970, Speed Racer foi certamente um dos filmes mais aguardados do ano. Trata-se do mais novo trabalho na direção dos Irmãos Wachowsky, mesmos diretores e roteiristas da trilogia Matrix.
Nascido em uma família ligada ao automobilismo, Speed (Emile Hirsch) quer honrar a memória do irmão, morto em uma pista de corrida. Ao recusar uma oferta milionária da Royalton Industries para ser seu piloto exclusivo, ele enfurece o maníaco dono da companhia. Pior foi descobrir um grave segredo: algumas das maiores corridas do circuito estão sendo arranjadas.
Speed passa então a ser ameaçado. Se não correr para a Royalton, a companhia garante que o Match 5 (seu emblemático carro) nunca mais cruze uma linha de chegada. O único jeito de salvar os negócios de sua família, então, é se unir ao rival Corredor X e vencer o The Crucible, um rally que atravessa o país e desafia a morte – a mesma corrida que ceifou a vida de seu irmão.
Elenco talentoso de Speed Racer não evita fracasso do filme
Com certeza, não foi por causa do elenco que o filme se deu mal nas bilheterias. O cast reúne novos talentos, como Matthew Fox (o médico da série Lost faz o Corredor X) e Christina Ricci (a garotinha de Família Addams e Gasparzinho, que faz a namorada de Speed). Completam o elenco como pais de Speed os experientes Susan Sarandon (de Encantada e No Vale das Sombras) e John Goodman (o Fred de Os Flintstones).
Na prática porém, Speed Racer gerou um dos maiores prejuízos da história dos estúdios Warner Bros. Os críticos consideraram que o exagero visual criado pelos Irmãos Wachowsky deixou em segundo plano a boa estória que estava sendo contada. A propaganda “boca-a-boca” teve efeito inverso junto ao público, e o filme ficou com péssima fama rapidamente, impactando as bilheterias diretamente.
Como resultado, a produção, que custou cerca de 120 milhões de dólares, arrecadou em todo o mundo menos que isso – mais precisamente US$ 94 milhões. Ou seja, mesmo com toda a expectativa criada antes do lançamento, o filme conseguiu a proeza de faturar nos cinemas menos do que custou para ser produzido.
Assista o trailer original de SPEED RACER (legendado):
Deixe seu comentário