Psicodelia visual exagerada de SPEED RACER faz filme fracassar nas bilheterias mundiais

Speed Racer Movie

Speed Racer Movie PosterSPEED RACER. Aventura, EUA, 2008. Direção dos Irmãos Wachowsky. Com Emile Hirsch, Matthew Fox, Christina Ricci, John Goodman e Susan Sarandon. Duração 02h15min.

Baseado no cult desenho animado japonês que fez enorme sucesso na TV brasileira nos anos 1960/1970, Speed Racer foi certamente um dos filmes mais aguardados do ano. Trata-se do mais novo trabalho na direção dos Irmãos Wachowsky, mesmos diretores e roteiristas da trilogia Matrix.

Nascido em uma família ligada ao automobilismo, Speed (Emile Hirsch) quer honrar a memória do irmão, morto em uma pista de corrida. Ao recusar uma oferta milionária da Royalton Industries para ser seu piloto exclusivo, ele enfurece o maníaco dono da companhia. Pior foi descobrir um grave segredo: algumas das maiores corridas do circuito estão sendo arranjadas.

Speed passa então a ser ameaçado. Se não correr para a Royalton, a companhia garante que o Match 5 (seu emblemático carro) nunca mais cruze uma linha de chegada. O único jeito de salvar os negócios de sua família, então, é se unir ao rival Corredor X e vencer o The Crucible, um rally que atravessa o país e desafia a morte – a mesma corrida que ceifou a vida de seu irmão.

Speed Racer Movie

Elenco talentoso de Speed Racer não evita fracasso do filme

Com certeza, não foi por causa do elenco que o filme se deu mal nas bilheterias. O cast reúne novos talentos, como Matthew Fox (o médico da série Lost faz o Corredor X) e Christina Ricci (a garotinha de Família Addams e Gasparzinho, que faz a namorada de Speed). Completam o elenco como pais de Speed os experientes Susan Sarandon (de Encantada e No Vale das Sombras) e John Goodman (o Fred de Os Flintstones).

Na prática porém, Speed Racer gerou um dos maiores prejuízos da história dos estúdios Warner Bros. Os críticos consideraram que o exagero visual criado pelos Irmãos Wachowsky deixou em segundo plano a boa estória que estava sendo contada. A propaganda “boca-a-boca” teve efeito inverso junto ao público, e o filme ficou com péssima fama rapidamente, impactando as bilheterias diretamente.

Como resultado, a produção, que custou cerca de 120 milhões de dólares, arrecadou em todo o mundo menos que isso – mais precisamente US$ 94 milhões. Ou seja, mesmo com toda a expectativa criada antes do lançamento, o filme conseguiu a proeza de faturar nos cinemas menos do que custou para ser produzido.

 

Assista o trailer original de SPEED RACER (legendado):

Speed Racer Trailer legendado

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário