Daniel Filho dirige surpreendente comédia de humor negro que nos faz rir e pensar

sorria-vocesendofilmado-posterSORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO

Direção de Daniel Filho

Brasil, Comédia, 2015, 01h20. Com Lázaro Ramos, Suzana Vieira, Otávio Augusto, Lúcio Mauro Filho, Deborah Secco, Marcos Caruso, Roberta Rodrigues e Juliano Cazarré. Classificação: 14 anos.

O morador de um edifício, sozinho em seu apartamento, liga sua webcam e em seguida se mata com um tiro na cabeça. Logo em seguida, vários moradores do prédio vão até o local, assustados com o som do tiro: o porteiro, a faxineira, o síndico e sua esposa são os primeiros a chegar. Todos eles encontram o morto e se deparam com a cena do suicídio. E não percebem que a webcam permanece ligada filmando toda a conversa deles sobre o ocorrido, enquanto esperam a chegada da polícia.

Apesar de todo esse resumo, o filme não é um drama ou suspense, ao contrário: é uma comédia diferente, cheia de humor negro, que se desevolve justamente com as seguidas aparições dos moradores do prédio, sempre captadas pela webcam do suicida. Isso mesmo: a câmera que “filma” a estória é a própria webcam, ou seja, temos uma câmera estática, imóvel, que inclusive não nos possibilita o correto enquadramento das pessoas que adentram o apartamento do morto em várias situações. O longa é filmado, portanto, como se contasse com um único plano-sequência, sem cortes, exatamente como ocorreu recentemente com o oscarizado Birdman – que por sua vez presta clara homenagem ao clássico Festim Diabólico, filmado em 1948 pelo mestre Alfred Hitchcock. E o mais incrível: tudo através de uma simplória webcam !!

sorria-vocesendofilmado-3

Além dessa característica técnica ousada e minimalista, o roteiro é bastante inteligente ao conseguir fazer rir e ao mesmo tempo nos fazer refletir sobre algumas características marcantes da sociedade moderna. Cada um dos personagens que surge no apartamento revela uma nova faceta de como a morte de uma pessoa hoje em dia é algo banalizado. E além disso, é justamente quando os personagens percebem que estão sendo filmados que tudo torna-se ainda mais grotesco e incômodo, já que somos testemunhas de um processo de crescente manipulação da realidade na busca de alguns parcos momentos de fama, somente em razão de existir uma câmera filmando tudo.

Lembrando muito o que poderia perfeitamente ser uma insólita e divertida peça de teatro, “Sorria – Você está sendo filmado” surpreende muito positivamente, com um ritmo frenético e afiado senso crítico.


Veja abaixo o trailer do filme “Sorria, você está sendo filmado”:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4q7MullFuJQ]

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário