Toshiba desiste do HD-DVD, e assim, sistema Blu-Ray deve se tornar padrão mundial

Blu-Ray disc

A indústria eletrônica Toshiba anunciou esta semana que abandonou de maneira oficial a fabricação e o desenvolvimento de produtos com a tecnologia HD-DVD, embora continuará a oferecer serviços pós-venda aos clientes que tenham adquirido material neste formato. A indústria japonesa perde, assim, a guerra dos DVDs de alta definição para o grupo de empresas liderado pela também japonesa Sony, cujos produtos adotam o sistema chamado Blu-Ray Disc, que assim deve assegurar a liderança mundial como sucessor natural do DVD.

Analistas já anunciavam a morte do HD-DVD desde que o estúdio Warner Bros., o maior vendedor de DVDs dos EUA, anunciou que só utilizará o formato Blu-Ray como padrão para suas produções. Já haviam anunciado adesão plena ao padrão da Sony os estúdios 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, Disney e Lionsgate.

Blu-Ray discO sistema HD-DVD foi criado pela Toshiba e pela NEC, enquanto o rival Blu-Ray é obra da Sony, com o apoio da Matsushita (proprietária da marca Panasonic) e da Sharp. Na falta de um entendimento para a criação de um formato comum, os dois rivais decidiram em 2005 que o mercado decidiria a questão, lembrando assim a batalha disputada nos anos 80 pelo formato do videocassete Betamax – apoiado então pela Sony – e o VHS, que saiu vencedor. Desta vez, porém, o sistema criado e adotado pela Sony levou a melhor.

A vitória da Sony se deve a uma atitude muito mais aberta desde as primeiras fases de desenvolvimento do Blu-Ray. Outro ponto a favor foi a implementação do formato, pela Sony, em seu novo e popular videogame PlayStation 3, sucesso de vendas em todo o mundo.

Acesse o website oficial da Blu-Ray Disc Association

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário