SABOTADOR entrega pequenas doses do que estaria por vir na filmografia de Hitchcock

Sabotador

sabotador_posterEste foi um dos primeiros filmes em preto-e-branco que vi de Alfred Hitchcock. “Sabotador” situa-se entre suas realizações apenas medianas e é uma das menos conhecidas – o filme é de 1942. Tem ótimos momentos, como o final antológico na Estátua da Liberdade (Hitch inaugurava aqui uma tradição de produzir finais de filmes marcantes em locais famosos). Mas o roteiro caminha num ritmo um tanto quanto morno e previsível.

O então jovem ator Robert Cummings (que uma década depois faria outro filme com Hitchcock, Disque M para Matar) é Barry Kane, um mecânico de aviões. Certo dia, ocorre uma explosão na fábrica em que trabalha, que mata um dos operários do local. Kane é injustamente acusado de ter feito uma sabotagem, e foge. Começa então uma busca frenética por provas que o inocentem, ao mesmo tempo que ele procura o verdadeiro sabotador. E nessa fuga, acaba desvendando uma rede de espionagem nazista.

Sabotador

Alguns poucos destaques num filme quase sempre morno

A “mocinha” (Priscilla Lane) é uma atriz bem fraquinha e que nada acrescenta ao filme. Gosto muito da passagem com o cego, tio da garota que protege o herói; uma cena muito legal em que Hitchcock soube conduzir muito bem os diálogos. Outra ótima passagem é o encontro com a trupe circense no trem. Porém, em sua maior parte o filme se compõe de uma sucessão de pequenos sustos e mini-cenas de suspense. Apesar de realizadas com a tradicional competência do diretor, acabam soando repetitivas.

Já o final é simplesmente arrebatador! A cena do close da costura no terno do vilão se rompendo, enquanto este se segura para não cair do alto da Estátua da Liberdade, é tecnicamente magnífica. Hitchcock não usa som algum (ouvimos apenas o som do vento) e compõe uma cena clássica e memorável, que revela o que estaria por vir em toda sua filmografia.

Nota CINEMAIMERI – 6.0 – ***


Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês – sem legendas)

Saboteur Official Trailer #1 - Clem Bevans Movie (1942) HD

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário