REBECCA, a mulher inesquecível: o primeiro clássico do diretor Alfred Hitchcock

Rebecca

Rebecca - posterBaseada no romance homônimo clássico de Daphne Du Maurier, esta pode ser considerada a primeira obra-prima do diretor Alfred Hitchcock. Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1940, aqui o mestre do suspense adota de forma brilhante um clima bastante intimista e enclausurante. O roteiro pode parecer batido, pois conta a estória de uma jovem simples (interpretada pela atriz Joan Fontaine), que se casa com um viúvo milionário (Laurence Olivier). Porém, ela mal sabe que ao se mudar para a mansão do marido, ela passa a ser assombrada pelo onipresente espectro de Rebecca, sua primeira esposa – cuja morte se deu em misteriosas circunstâncias.

Mas é bom que se diga que qualquer um sentiria medo de uma governanta dessas! A senhora de olhar sinistro na imagem em destaque deste post é da atriz Judith Anderson, que interpreta a Sra. Danvers, toda-poderosa governanta da mansão Manderley. Tudo na residência do viúvo Maxim de Winter faz lembrar a protagonista que nunca aparece, pois já está morta quando o filme começa. Só mesmo o velho Hitch para realizar uma obra-prima dessas. Numa das cenas mais famosas, a Sra. Danvers pratica o auge do terror psicológico contra a nova Sra. de Winter, mostrando o quarto, as lingeries da ex-patroa… tudo com o toque de mestre de Hitchcock e a enclausurante trilha sonora de Franz Waxman, que ajuda a compor o clima quase sobrenatural da cena.

Rebecca

Primeiro filme do britânico Hitchcock em Hollywood

Denso e angustiante, explorando com habilidade a atmosfera misteriosa de uma velha mansão, Rebecca é um dos trabalhos mais sofisticados ja feitos por Hitchcock. Este foi o primeiro filme do mestre do suspense feito nos EUA, tem o mesmo produtor do sucesso …E o Vento Levou, do ano anterior (David O.Selznick). Inexplicavelmente, o filme ganhou o Oscar de melhor produção do ano, mas Hitch não levou o prêmio de Melhor Diretor.

Último detalhe curioso para os cinéfilos mais atentos: reparem que o nome de solteira da futura Sra. de Winter jamais é mencionado ao longo do filme.

Nota CINEMAIMERI – 9,5 – *****

Veja abaixo o trailer original do filme (em inglês – sem legendas):

Rebecca - Theatrical Release Trailer - 1940 Movie - USA

1 Comentário

Deixe seu comentário