Público dos cinemas na China cresce sem parar e já equivale a 2/3 do mercado dos EUA

China, Coréia do Sul e França são os países que mais se destacaram no mercado mundial de cinema em 2014. Isso é o que mostra o mais novo relatório divulgado pelo OBS – Observatório Europeu do Audiovisual, divulgado durante o último Festival de Cinema de Cannes, na semana passada, com os dados completos de desempenho do mercado cinematográfico no mundo todo em 2014. O público dos cinemas na China impressiona pelos números recentes, continuando a crescer a taxas anuais sempre acima de 30% nos últimos cinco anos.

Em 2014, o público pagante nos cinemas chineses chegou a 830 milhões de pessoas (quase o triplo em relação há cinco anos atrás), o que já equivale a 65% do mercado cinematográfico dos EUA e Canadá somados. A explosão é resultado não só da expansão acelerada do parque exibidor chinês, como da recente política de flexibilização das cotas de lançamentos de Hollywood no país. Isso ajuda a explicar o ocorrido no ano passado com o filme campeão mundial de bilheteria, “Transformers 4 – A era da extinção”, cuja renda na China superou a obtida pelo filme nos EUA – em que ficou apenas na sétima posição.

Índia e México estão entre os TOP 5 mundiais

Coreia do Sul e França também apresentam números favoráveis no último relatório da OBS. A Coréia do Sul é o segundo país na taxa de crescimento dos últimos cinco anos – média de 10% anuais – e consolidou-se como 5º maior mercado mundial ano passado, superando justamente a França, que viu seu público interno ter a segunda maior alta em 2014 (atrás apenas da China), recuperando-se bem do pico de queda verificado em 2013.

Público dos cinemas na ChinaA Índia – onde salas digitais de alta qualidade ainda convivem com um padrão bastante disseminado de cinemas populares com equipamentos precários e preços muito mais baixos que os praticados na média do circuito comercial – permanece sendo o maior mercado do mundo em venda de ingressos, com cerca de 1 bilhão e 900 milhões de pessoas – mas o público indiano vem caindo ano a ano (caiu 28% nos últimos 5 anos). Já os EUA + Canadá permaneceram ano passado estagnados, com 1 bilhão e 268 milhões de espectadores – o menor público nos cinemas americanos desde 1995 – confirmando a estagnação do mercado, apesar de todas as inovações das salas IMAX e 3D que, no fim das contas, ajudam apenas a estabilizar o faturamento das empresas exibidoras.

México e Brasil são os únicos países latino-americanos na lista dos dez maiores mercados mundiais. O México está consolidado como o quarto maior do mundo, atrás apenas de Índia, China e EUA. Já o mercado brasileiro vem apresentando crescimento constante nos últimos anos (quase 4% ao ano) e atualmente disputa a oitava colocação no ranking de público com Japão e Reino Unido, podendo superá-los, quem sabe, agora em 2015.


 

PÚBLICO DOS CINEMAS NA CHINA EQUIVALE A DOIS TERÇOS DOS EUA

Na tabela abaixo listamos os dez principais mercados de cinema mundiais, em termos de público. A coluna “Coef.” indica o coeficiente da divisão do público nos cinemas pela população do país. EUA e Coréia do Sul, com coeficiente acima de 4, são países repletos de cinéfilos (é como se cada habitante fosse ao cinema em média a cada três meses, ou quatro vezes por ano). No México esse índice é 2, quase o triplo do coeficiente brasileiro (0,763), o que indica que ainda há um potencial muito grande para desenvolver o mercado cinematográfico de exibição no Brasil (e o que falar do coeficiente chinês, que é apenas 0,612?).

POS País Público Coef. Filme mais visto em 2014
ÍNDIA 1,900 BILHÃO 1,556 não disponível
EUA + CANADÁ 1,268 BILHÃO 4,007 Sniper Americano
CHINA 830 milhões 0,612 Transformers 4 – A Era da Extinção
MÉXICO 240 milhões 2,019 Malévola
CORÉIA
DO SUL
215 milhões 4,391 Myeong-ryang (Roaring Currents)
FRANÇA 208,4 milhões 3,168 Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu?
RÚSSIA 176,1 milhões 1,225 Transformers 4 – A Era da Extinção
JAPÃO 161 milhões 1,265 Frozen
REINO UNIDO 157,5 milhões 2,476 O Hobbit 3 – A Batalha dos 5 Exércitos
10º BRASIL 155,6 milhões 0,763 Malévola

 

1 Trackback / Pingback

  1. Conheça o novo blog parceiro – Casal Cinemaimeri – Sejam bem vindos | Maracutaia Livros

Deixe seu comentário