Primeira sala de cinema do Brasil em formato IMAX é inaugurada em São Paulo

IMAX

Neste mês de fevereiro de 2009 está sendo inaugurada na cidade de São Paulo (SP) a primeira sala de cinema no formato IMAX do Brasil – em que o tamanho da tela de exibição é “gigante”. A sala está localizada no complexo Espaço Unibanco de Cinema Pompéia, inaugurado no final do ano passado na região oeste da capital paulistana.

Inicialmente, a primeira sala de cinema IMAX do Brasil foi inaugurada com a exibição do documentário No Fundo do Mar 3D, produzido exclusivamente para esse tipo de sala, por três semanas. Porém, desde o último dia 06 de fevereiro, está sendo exibido o blockbuster campeão mundial de bilheteria em 2008, Batman – O Cavaleiro das Trevas, que foi relançado nos cinemas do Brasil pela Warner Bros. O filme dirigido por Christopher Nolan conta com cenas rodadas especialmente pensadas para a tecnologia IMAX, já bastante popular nos EUA, mas ainda inédita no Brasil.

the_dark_knight_41

Telas IMAX equivalem a edifício de 5 andares

Atualmente existem quase 300 salas IMAX espalhadas por cerca de 40 países. Aproximadamente 60% delas se encontram nos EUA, e somente agora essa tecnologia está sendo espalhada por todo o globo de forma mais intensa. O sistema – criado pelo canadense W. Con Steers e depois aperfeiçoado por técnicos japoneses – é considerado o que existe de mais moderno hoje em salas de cinema. Os cinéfilos brasileiros poderão assistir a filmes em duas e três dimensões, sendo que a imagem nunca treme ou fica borrada.  Para ativar o efeito 3D, são utilizados dois projetores. Os óculos 3D separam as imagens, ficando uma em cada lente e o cérebro humano faz o processo de juntá-las novamente. E o formato em arquibancada das salas IMAX garante, de qualquer assento, visão total para todos os espectadores.

IMAXÀ primeira vista, o formato IMAX tem apenas dois defeitos. O primeiro deles é que ele somente admite exibições de filmes dublados (não há como exibir legendas em 3D, ao menos por enquanto). O segundo defeito certamente será o preço do ingresso. As empresas exibidoras acreditam que será aproximadamente 50% a 70% mais caro do que o cobrado nas salas Stadium, que são maioria nos principais shoppings do Brasil.

A combinação do sistema digital de projeção IMAX com o sistema digital de surround sound e uma sala geometricamente criada para isso, possibilitam a sensação de estar no próprio filme. O grande diferencial da exibição em IMAX é a tela gigante, com 21 metros de largura e 14 metros de altura, o que equivale a um edifício de 5 andares.

 


O Espaço Unibanco de Cinema Pompéia fica no Shopping Center Bourbon (Rua Turiassu, 2.100, Pompéia, São Paulo). Ainda no primeiro semestre deste ano, a cidade de Curitiba (PR) também deverá inaugurar uma sala IMAX, no Shopping Center Palladium.

 

3 Comentários

Deixe seu comentário