
PONTO DE VISTA (Vantage Point). Ação/Suspense, 14 anos. EUA, 2008. Direção de Pete Travis. Com Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Sigourney Weaver e William Hurt. Duração 01h30min.
Este thriller de ação estréia neste final de semana em 137 salas de cinema em todo o Brasil, distribuído pela Sony Pictures. O diferencial do roteiro é mostrar as diversas versões sobre um mesmo fato – um atentado terrorista contra o presidente dos EUA em território espanhol. A dupla de novatos formada pelo diretor Pete Travis e pelo roteirista Barry Levy até que teve uma boa idéia. Mas repetir 8 (oito!) vezes a mesma cena – a do atentado em si – acabou ficando exagerado demais. Até conseguirem começar a ação propriamente dita, fica-se brincando com a boa vontade do espectador em um desnecessário e enfadonho vai-e-volta dos minutos que antecedem o discurso do presidente norte-americano (vivido por William Hurt) em uma cúpula sobre a guerra ao terror e o tiro que o acerta.
Amparados pela premissa de que mostrar a mesma cena por diferentes ângulos de visão poderia render um roteiro inteligente, diretor e roteirista acabam entregando ao público algumas pistas de quem pode estar por trás do atentado. Como diz o título, o filme mostra o fato através de diversos pontos de vista, embora nenhuma testemunha pareça ter algo de realmente novo para adicionar ou desmentir o que já se sabe. Isso torna o filme repetitivo, cansativo, exaustivo e cada vez mais chato com o passar do tempo.
Ótimo elenco é desperdiçado
Em termos de bilheteria o filme é um sucesso: em pouco mais de 20 dias de exibição já arrecadou quase US$ 83 milhões em todo o mundo – já é o 5º filme mais visto no planeta em 2008.
Deixe seu comentário