Após Oscar de Filme Estrangeiro, diretor Gavin Hood estréia nos EUA com O SUSPEITO

O Suspeito

O Suspeito movie posterO SUSPEITO (Rendition). Suspense/Drama, EUA, 2007. Direção de Gavin Hood. Com Reese Whiterspoon, Jake Gyllenhaal, Alan Arkin, Meryl Streep. Duração 02h04min.

Um cidadão egípcio-estadunidense (Omar Metwally) é suspeito de ser um terrorista assim que desembarca nos EUA, ao chegar de uma viagem feita à África do Sul. Deste modo, ele é devidamente “escoltado” de volta à África imediatamente, onde vai passar por todos os tipos de interrogatórios possíveis e imagináveis. Do lado norte-americano, o supervisor do caso é Douglas Freeman (Jake Gyllenhaal, de Brokeback Mountain).

Atravessando o Atlântico, temos a esposa do suspeito, Isabella (Reese Witherspoon, de Legalmete Loira). Ela tenta a todo custo descobrir onde está seu marido desaparecido e ainda preservar o filho que está prestes a nascer. Sua busca por respostas a leva até a secretária de Estado norte-americana, Corrine Whitman (Meryl Streep), que autorizou todo o sigiloso processo.

 

O Suspeito
Meryl Streep e Alan Arkin em cena de O SUSPEITO


Roteiro confuso e trama política demais distanciam o espectador

As estórias de cada personagem são desenvolvidas separadamente, porém às vezes se cruzam – e nem sempre isso é mostrado da melhor forma. O excesso de acontecimentos e personagens políticos, somado à consequentemente exagerada necessidade de explicar tudo, deixa em segundo plano qualquer desenvolvimento de empatia entre o espectador e o filme. A falta de empatia é tamanha que até mesmo Meryl Streep está irreconhecível, em um papel bidimensional tão facilmente odiável quanto sua contra-parte na vida real: a poderosa Condoleezza Rice.

O Suspeito marca a discreta estréia em Hollywood do diretor Gavin Hood, depois de ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com Infância Roubada (2005). O diretor sul-africano (que vai comandar X-Men Origins: Wolverine, ano que vem) não consegue construir um filme impactante, apesar do ótimo elenco. O longa não chegou a ficar nem um mês em cartaz nos EUA e arrecadou pouco mais de US$ 17 milhões em todo o mundo.


Assista o O SUSPEITO (filme completo – dublado):


Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário