Filme póstumo de Philip Seymour Hoffman é baseado em livro de John Le Carré

O Homem mais procurado

homemmaisprocurandonacionalO HOMEM MAIS PROCURADO
(A Most Wanted Man)

Direção de Anton Corbijn

Alemanha / EUA / Reino Unido, Suspense, 2014. Com Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Robin Wright e Willem Dafoe. Duração 02h02. Classificação Etária: 14 anos.

Estreou na última quinta-feira (09/out/14) em circuito reduzido de apenas 33 salas pontualmente espalhadas pelo Brasil, o suspense “O Homem mais Procurado” (A Most Wanted Man). O filme é baseado no livro homônimo do escritor britânico John Le Carré, lançado em 2008. Trata-se de uma das obras póstumas do ator Philip Seymour Hoffman, morto no início deste ano, quando tinha 46 anos de idade. Os outros são a terceira parte da franquia Jogos Vorazes, que estréia até o final do ano, e o filme God’s Pocket, ainda sem título em português.

O roteiro adapta características encontradas em outros livros de de Le Carré, como A Garota do Tambor (1983) e A Casa da Rússia (1989). Aqui são retratadas todas as consequências do exercício da espionagem na vida do indivíduo, como o cultivo da paciência, do auto-controle e do desapego absoluto a qualquer necessidade pessoal. Tudo isso é muito bem personificado no personagem Gunther Bachmann, espião vivido com maestria por Seymour Hoffman em um dos últimos trabalhos de sua competente carreira cinematográfica.

O Homem mais procurado

Ator Philip Seymour Hoffman se despede em grande estilo

Chefe de uma equipe da inteligência alemã, seu personagem é envolvido em duas tramas diferentes, quando um muçulmano checheno imigra ilegalmente para Hamburgo, onde é capturado na guerra internacional contra o terror. A situação vira oportunidade quando ele percebe uma possível ligação entre esse homem e um esquema de lavagem de dinheiro. Carregado de amargura, esse episódio se torna uma oportunidade para o personagem de Seymour Hoffman fazer as pazes com suas mazelas internas. Sua interpretação estabelece, inclusive, inevitáveis ligações com a vida pessoal do ator, que à época da gravação já passava por problemas pessoais severos.

Além da soberba atuação de Seymour Hoffman, o holandês Anton Corbijn, em seu terceiro trabalho como diretor, conduz uma intrincada trama terrorista de forma simples, mas muito eficiente. A complexidade da relação entre alemães, americanos e árabes se apresenta de maneira clara e nem um pouco enfadonha, o que talvez seja o grande mérito do filme.

 


Philip Seymour HoffmanPhilip Seymour Hoffman foi encontrado morto em fevereiro desse ano, no banheiro do seu apartamento em Nova York (EUA). A causa de sua morte foi uma overdose de remédios; ele foi encontrado com uma agulha de seringa enfiada no braço e envelopes com heroína ao redor de seu corpo. Hoffman recebeu o Oscar de Melhor Ator por “Capote“, em 2006, e foi indicado ao prêmio outras três vezes. Ele era casado com a estilista Mimi O’Donnell e deixou três filhos pequenos. Tinha 46 anos de idade e lutava contra o vício em drogas, chegando a ficar internado em uma clínica de reabilitação no ano passado.


 

O HOMEM MAIS PROCURADO – TRAILER OFICIAL LEGENDADO

O Homem Mais Procurado Trailer legendado PT)

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário