Brad Pitt é “bandidão” em O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford

O assassinato de Jesse James

O ASSASSINATO DE JESSE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD (The Assassination of Jesse James by the coward Robert Ford). Faroeste, 14 anos. Direção de Andrew Dominik. Com Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Rockwell, Sam Shepard e Mary-Louise Parker. Duração 02h40min)

Este faroeste “à moda antiga” conta a estória do carismático e imprevisível Jesse James (Brad Pitt), o mais lendário bandido do velho oeste americano. Quando planejava mais um de seus grandes assaltos, sua cabeça é colocada a prêmio por vários outros crimes. Ele fica sabendo que seus inimigos, ávidos por glória e fortuna, se lançam numa corrida em sua captura em busca da recompensa. Como resultado, James resolve declarar guerra a todos eles – mas é traído por um companheiro de sua própria gangue.

Jesse JamesTrata-se apenas do segundo trabalho do jovem diretor neo-zelandês Andrew Dominik. Seu primeiro filme chama-se Chopper e foi rodado na Austrália no ano 2000. Completam o elenco Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar”), Sam Rockwell (“Três Anúncios para um crime“), Mary-Louise Parker (“Tomates Verdes Fritos”) e Sam Shepard (“Falcão Negro em Perigo”).

Apesar de ter a pretensão de reviver os grandes faroestes do século passado, o filme foi um retumbante fracasso. A bilheteria mundial de “O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford” teve resultado inversamente proporcional à extensão do seu nome. Custou cerca de 30 milhões de dólares e arrecadou apenas a metade disso nos cinemas, gerando assim um enorme prejuízo à produtora e distribuidora Warner.

Em contraste ao resultado financeiro, o filme recebeu boas críticas e teve algumas indicações e até prêmios nos principais festivais do cinema mundial. Por sua atuação como protagonista, Brad Pitt ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza. Já Casey Affleck foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Robert Ford.


Confira aqui o trailer original do filme, com legendas em português.

O Assassinato de Jesse James - Trailer

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário