Morre MIKE NICHOLS, diretor de “Closer” e “A Primeira Noite de um Homem”

Mike Nichols

Morreu nesta quarta-feira (dia 19/11), aos 83 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o cineasta norte-americano de origem alemã Mike Nichols. Vencedor do Oscar de Melhor Diretor por “A Primeira Noite de um Homem” (1967), Nichols era conhecido também por ter dirigido outros filmes de sucesso, como “Quem tem medo de Virginia Woolf ?” (1966, seu primeiro filme como diretor, em adaptação de uma peça de teatro da Broadway) e “Closer – Perto Demais” (2004, talvez seu sucesso mais recente).

the-graduate-1
Cena de “A Primeira Noite de um Homem” (1967), com Dustin Hoffman

Nichols nasceu em Berlim, capital da Alemanha, em 1931. Ainda menino, em 1939, mudou-se com sua família para os EUA, devido ao início da Segunda Guerra Mundial. Na América, construiu uma carreira sólida e versátil, sendo um dos poucos artistas que ganhou prêmios nas quatro mais importantes premiações do showbizz americano: o Oscar do cinema, o Emmy da TV, o Grammy da Música e o Tony do teatro. Além dele, apenas outras 4 pessoas conseguiram tal feito: Audrey Hepburn, Barbra Streisand, Mel Brooks e Rita Moreno.

 

Mike Nichols: um diretor de estilo único

Seus filmes misturavam drama, comédia e romance, sempre de maneira instigante, ousada e provocativa. Foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor por 4 vezes, e venceu por ”A Primeira Noite de um Homem” (1967) – com Dustin Hoffman no papel de um tímido jovem em crise que se apaixona por uma mulher mais velha vivida por Anne Bancroft. O filme também lhe rendeu o Globo de Ouro daquele mesmo ano, além do BAFTA inglês.

Outros filmes conhecidos dirigidos por Mike Nichols são: “Uma Secretária de Futuro” (1988), “Lobo” (1994), “A Gaiola das Loucas” (1996) e “Segredos do Poder” (1998). No total foram 19 filmes lançados em quatro décadas – o último que ele dirigiu foi “Jogos de Poder” (2007), estrelado por Julia Roberts e Tom Hanks.

Mike Nichols deixa a mulher, Diane Sawyer (ex-apresentadora da ABC News nos EUA), três filhos e quatro netos.

 


Assista abaixo um trecho dublado do filme “A Primeira Noite de um Homem”
(The Graduate, 1967), dirigido por Mike Nichols:

A Primeira Noite De Um Homem 2° Dublagem Herbert Richers

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário