Morre aos 54 anos ANTHONY MINGHELLA, diretor de O Paciente Inglês e Cold Mountain

Anthony Minguella

O cineasta inglês Anthony Minghella, vencedor do Oscar de melhor diretor por O Paciente Inglês (1996) morreu hoje (18/mar) em Londres, aos 54 anos de idade. A causa da morte foi uma hemorragia cerebral, após a realização de uma cirurgia para operar um abscesso no pescoço. Minghella era sócio do também cineasta Sydney Pollack na produtora Mirage Enterprises.

Nascido em uma família de imigrantes italianos e escoceses na Inglaterra, Minghella cresceu em uma comunidade rural, na Ilha de Wight. O pai vendia sorvetes e a família era humilde. O menino sentia que um vácuo cultural o separava de seus amigos e a única forma de preenchê-lo seria sair dali. Então ele foi para a Universidade de Hull, em Yorkshire, estudar piano. Ali, descobriu os textos de Samuel Beckett, referência do teatro e da narrativa moderna. A conversão para a escrita e o cinema foi gradual. Antes, vieram os textos para teatro, depois os roteiros para a televisão.

Anthony Minghella dirigiu apenas 6 filmes em sua carreira

Anthony MinguellaO cinema chegou mais tarde, depois de um breve período na BBC de Londres, quando recusou dirigir um episódio da série na qual estava trabalhando para investir no primeiro de seus seis longa-metragens, Um Romance do Outro Mundo (1991), com Alan Rickman e Juliet Stevenson. Ele contaria em diversas entrevistas que demorou para pagar os empréstimos que fez para poder completar a produção.

Depois de Um Amor de Verdade (1993), filme apenas mediano, Minghella mergulhou em iniciativas mais ousadas, como O Paciente Inglês (1996), que lhe valeu o Oscar de Melhor Diretor (o único de sua carreira). Outros sucessos vieram depois, como O Talentoso Ripley (1999), uma nova visão do famoso romance de Patricia Highsmith, e o épico Cold Mountain (2003), sobre o fim da Guerra de Secessão nos EUA.

Seu último trabalho no cinema, o drama social Invasão de Domicílio (2006), com Jude Law e Juliette Binoche, não teve a repercussão que se esperava. Anthony Minghella dirigiu recentemente uma co-produção para a HBO e BBC intitulada N.º 1 Ladies Detective Agency, que deverá ir ao ar no próximo dia 23 nos EUA e na Inglaterra.

 

Assista um trecho de O PACIENTE INGLÊS, filme que eu o Oscar de Melhor Diretor para Anthony Minguella (legendado):

O Paciente Inglês - Trailer (Legendado)

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário