
MENINA DE OURO (Million Dollar Baby). EUA, Drama, 2004. Direção de Clint Eastwood. Com Hillary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman. Duração 02h17min)
Esta verdadeira obra-prima foi o grande filme vencedor da cerimônia do Oscar em 2005. Faturou 4 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hillary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), todos eles perfeitos em seus respectivos papéis. Eastwood além de dirigir com mão sublime, teve uma atuação como ator impecável. Hillary se entregou de corpo e alma à personagem e Morgan Freeman finalmente ganhou o Oscar que já merecia hà tempos.
Frankie Dunn (Eastwood) é um lendário e experiente treinador de boxe que, sofrendo com o doloroso distanciamento da filha, há tempos optou por não se aproximar de ninguém e viver na solidão. Seu único amigo é Scrap (Freeman), ex-boxeador que cuida do ginásio de treinos de Frankie. Scrap sabe que por baixo daquela aparência rude encontra-se um homem que frequenta a igreja quase todos os dias há 23 anos, em busca de um perdão que nunca consegue alcançar.
Até que um dia a garçonete Maggie (Hillary Swank) entra no ginásio querendo se tornar uma lutadora de boxe profissional. Maggie traz consigo um talento não-lapidado, uma determinação inabalável e uma tremenda força de vontade. Ela se entrega totalmente ao treino dia após dia, encorajada inicialmente apenas por Scrap. Mas, vencido pela determinação da moça, Frankie acaba por aceitar treiná-la, após relutar muito. Revezando momentos em que se agridem ou se inspiram mutuamente, os dois descobrem ter um espírito em comum que transcende as dores e perdas que sofreram no passado – e encontram um no outro a família que há muito perderam.
Estória tocante, simples, real e muito verdadeira
O filme é conduzido de maneira encantadora por Eastwood, que nunca perde a mão no ritmo constante e fluente do roteiro do premiado Paul Haggis. Sua narrativa nunca acelera demasiadamente e nem fica em ritmo lento. À medida que a estória flui, mergulhamos na personalidade desses 3 personagens centrais, compreendendo e entendendo suas motivações e frustrações.
As lutas de boxe acontecem, mas não são o ponto central do filme, em absoluto. Menina de Ouro é uma estória do cotidiano de pessoas simples, que foram muito machucadas pelo que passaram na vida. É uma estória que pode acontecer com qualquer um de nós. E mostra, inclusive, que a grande batalha, que exige ainda mais coragem do que qualquer outra que possamos ter vivido, pode surgir a qualquer instante em nossas vidas, quando menos esperamos.
A trilha sonora do filme também é composta por Clint Eastwood, assim como ele fez em Cowboys do Espaço. A música interage com a estória perfeitamente e cria um clima totalmente adequado ao que se passa na tela. Enfim, uma verdadeira aula de interpretação, direção, roteiro e, acima de tudo, sensibilidade. Uma das grandes obras-primas do cinema na última década, sem dúvida.
Nota CINEMAIMERI – 9.5 *****
Assista o trailer original de MENINA DE OURO (legendado):
Deixe seu comentário