
Um estudo feito pela empresa de rastreamento de pirataria Excipio identificou e listou os filmes mais pirateados na internet dos EUA e de todo o mundo durante o verão norte-americano deste ano. Mad Max – Estrada da Fúria, filme pós-apocalíptico dirigido pelo australiano George Miller, teve excelente repercussão na crítica especializada, como se sabe. Mas não obteve números tão superlativos assim nas bilheterias dos cinemas – apesar do filme estar, claro, muito longe de ser considerado um fracasso comercial.
Lançado nos cinemas em maio desse ano, Mad Max – Estrada da Fúria ocupa por enquanto apenas o 9º lugar no ranking de bilheteria dos filmes de verão nos cinemas nos EUA (14º lugar no mundo). Ao mesmo tempo, sobe para o topo da lista no ranking de filmes mais pirateados no mesmo período, tanto nos EUA quanto no planeta inteiro.
Os 5 filmes mais pirateados no verão de 2015 em todo o mundo:
1º Mad Max – Estrada da Fúria, com 22,9 milhões de dowloads ilegais (14º lugar nas bilheterias dos cinemas)
2º Jurassic World, com 18,2 milhões de dowloads ilegais (1º lugar nas bilheterias)
3º Vingadores 2 – Era de Ultron, com 15,9 milhões de downloads ilegais (3º lugar nas bilheterias)
4º A série Divergente – Insurgente, com 14,5 milhões de downloads ilegais (18º lugar nas bilheterias)
5º O Exterminador do Futuro 5 – Gênesis, com 13,9 milhões de downloads ilegais (11º lugar nas bilheterias dos cinemas)
Somente esses 5 filmes foram baixados em websites de torrents ilegais em todo mundo cerca de 85 milhões de vezes. Isso representa um salto de 29% sobre os 66 milhões de downloads ilegais dos cinco filmes mais pirateados no ano passado. Em 2014, o filme “campeão” de pirataria foi “Capitão América 2 – O Soldado Invernal”.
Mas por que a pirataria na internet cresceu tanto esse ano?
Considerando apenas os downloads ilegais feitos nos EUA, a lista dos cinco filmes mais pirateados muda muito pouco. A única alteração é a entrada da comédia Ted 2 no lugar de Terminator: Genisys. Os dois líderes são os mesmos: Mad Max 4 com 1,750 milhões de downloads ilegais, e Jurassic World vindo a seguir com cerca de 1,210 milhões.
Deixe seu comentário