Suspense LUGARES ESCUROS é da mesma autora de “Garota Exemplar”, Gillian Flynn

Lugares Escuros

dark_places_movie_poster_1LUGARES ESCUROS
(Dark Places)

Direção: Gilles Paquet-Brenner

França/EUA, 2015. Duração 01h53min. Com Charlize Theron, Nicholas Hoult, Chloe Grace Moretz, Corey Stoll, Christina Hendricks, Drea de Matteo, Tye Sheridan. Classificação: 16 anos.

Este thriller dramático/policial é adaptado do segundo romance da escritora Gillian Flynn – o primeiro foi o sucesso “Garota Exemplar”. O filme é estrelado por Charlize Theron (a Imperatriz Furiosa de “Mad Max: Estrada da Fúria”). Aqui ela interpreta Libby Day, mulher que na infância testemunhou o assassinato da mãe e de suas duas irmãs mais novas, sendo ela a única sobrevivente. Na época, a garota acusou o esquisito irmão mais velho de ter cometido o crime – que acabou condenado a mais de 30 anos de cadeia.

Quando adulta, Libby lembra apenas vagamente da desgraça por que passou quando criança, mas não questiona os acontecimentos – e nem as culpas atribuídas. Isso começa a mudar quando ela conhece o jovem Lyle (Nicholas Hoult, também de “Mad Max 4”) e um grupo de encontros amador que se reúne para investigar e discutir crimes notórios. Ao ter contato com os relatos do grupo, ela começa a se questionar sobre o que realmente aconteceu naquela noite terrível em sua infância, e decide, enfim, descobrir a verdade.

Lugares Escuros
Nicholas Hoult e Charlize Theron em LUGARES ESCUROS


Charlize Theron também é produtora do filme

Ao contrário da incrível presença de cena demonstrada em “Mad Max 4”, Charlize, que também é co-produtora do filme, tem em “Lugares Escuros” uma atuação apenas discreta. Ela pareceu querer dar uma composição mais contida à sua personagem, porém o resultado em tela não foi da maneira que ela gostaria. A “culpa” disso também passa pela preguiçosa condução de Gilles Paquet-Brenner. O diretor francês subutiliza totalmente o talento da bela atriz e também do bom elenco de apoio, que conta com revelações recentes como Chloe Grace Moretz e Corey Stoll.

Além de algumas situações um tanto quanto absurdas – como o tal clube de investigação formado por amadores – o roteiro opta por ir e vir na linha do tempo. Sempre retornamos ao passado para descobrirmos aos poucos o que aconteceu de verdade na noite fatídica do crime. Isso acontece principalmente através do olhar e das recordações sempre desconexas e traumáticas de Libby sobre o massacre. Essas recordações são inicialmente retratadas em cenas propositadamente confusas, obscuras e desfocadas, que aos poucos vão tornando-se mais reveladoras e consistentes, conforme a própria Libby adulta avança em suas “investigações” particulares sobre o caso.

Charlize Theron e Gillian Flynn
A atriz Charlize Theron e a escritora Gillian Flynn

O longa vai estrear apenas em agosto nos EUA. No fim das contas, “Lugares Escuros” é apenas mediano, e empalidece bastante se comparado ao primeiro romance da autora, “Garota Exemplar”, levado aos cinemas no ano passado sob a direção competente de David Fincher. Essa comparação é inevitável, principalmente se levarmos em conta o nível de suspense que cada um dos filmes busca alcançar.


 

Assista o trailer legendado de LUGARES ESCUROS:

Lugares Escuros - Trailer oficial legendado

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário