Nova animação da Laika Studios, OS BOXTROLLS tem narrativa social sofisticada

BoxTrolls movie

BoxTrolls movie posterOS BOXTROLLS
(The Boxtrolls)

Direção de Graham Annable e Anthony Stacchi

EUA, Animação, 2014. Duração 01h36. Vozes originais em inglês de Simon Pegg, Ben Kingsley, Elle Fanning, Toni Colette. Classificação Etária: Livre.

A trama desta animação em 3D é baseada no romance infanto-juvenil Here Be Monsters, escrito por Alan Snow. Um menino órfão é criado por seres estranhos, os “trolls”. São catadores de lixo que se vestem com caixas e moram em garagens nos subterrâneos de uma cidade chamada Cheese Bridge – cujos habitantes são fanáticos por elegância e queijos(!).

Esses monstrinhos simpáticos, porém, são apenas o fio condutor de uma narrativa sofisticada e complexa socialmente. O roteiro é ousado por abordar temas maduros como a luta de classes sociais, e pais que são mais interessados em futilidades do que na educação dos próprios filhos. O vilão e seus capangas, assim como as crianças, são personagens muito bem construídos, com toques de ironia, humor sombrio e questões existenciais permeando toda a estória.

BoxTrolls movie

Os Boxtrolls é o terceiro longa-metragem animado dos estúdios Laika, já reconhecidos pelo seu esmero técnico – os outros dois são Paranorman e Coraline. Graças ao stop-motion (ressaltado pela exibição em 3D), a fluidez dos movimentos, tanto dos personagens como da câmera, consegue uma harmonia entre a técnica manual e a computação gráfica. Em nenhum momento os movimentos sequer parecem artificiais. Tudo é amarrado pelo ótimo controle de uso da luz e das cores, em um universo vitoriano ricamente construído visualmente.

Essa animação certamente agradará tanto as crianças quanto os adultos, que vão se surpreender com sua mensagem social, e cumpre esse papel lindamente e com muita ousadia.  O filme é a segunda maior estréia nesta quinta-feira, 02/10/14, em 336 salas de cinema em todo o Brasil.

 

OS BOXTROLLS – TRAILER OFICIAL DUBLADO

Os Boxtrolls - Trailer Oficial

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário