Pretensioso, INTERESTELAR de Christopher Nolan não consegue entregar o que promete

Interestelar movie

Interestelar movie posterINTERESTELAR
(Interstellar)

Direção de Christopher Nolan

EUA, Ficção Científica / Drama, 2014. Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine, Jessica Chastain, Casey Affleck, Wes Bentley, Topher Grace e John Lithgow. Duração 02h49. Classificação Etária: 10 anos.

Interestelar é um dos filmes mais misteriosos e enigmáticos dos últimos anos. Os detalhes de sua produção foram “escondidos” com enorme esforço por todos os seus realizadores, durante as filmagens. O roteiro é escrito pelo diretor Christopher Nolan ao lado de seu irmão Jonathan (ambos da trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas). A estória é alicerçada nas teorias científicas desenvolvidas por Kip Thorne, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, especialista em Teoria da Relatividade.

No futuro imaginado pelos irmãos Nolan, o sistema educacional dos EUA não acredita mais que o homem realmente chegou à Lua. A NASA opera na clandestinidade, e pragas enormes destruíram as lavouras quase que inteiramente. O protagonista é interpretado por Matthew McConaughey (oscarizado recentemente por Clube de Compras Dallas). Seu personagem é um ex-piloto e engenheiro viúvo, que tem de escolher entre ficar na fazenda em que mora com sua família na Terra ou viajar ao espaço em busca de uma salvação – e ele opta pela segunda alternativa, a mais dolorosa.

interstellar-2

Cooper, seu personagem, integra-se a um grupo de astronautas exploradores que faz uso de um recém-descoberto “buraco-de-minhoca” no espaço. Trata-se de um recurso usado para superar as limitações das viagens espaciais humanas como as conhecemos, e assim vencer as imensas distâncias envolvidas em viagens interestelares. Com isso seria possível encontrar alternativas para salvar a raça humana – como descobrir a existência, por exemplo, de um planeta habitável. O termo buraco de minhoca é conhecido no ramo da física como uma espécie de “atalho” através do espaço e do tempo, que pode ligar dois pontos do Universo.

Estória do filme não se alinha à sua presunção

O filme é sobre a natureza humana, sobre o que significa ser humano“, declarou o diretor em uma entrevista durante as filmagens. Nolan se dispõe a fazer um filme que seja mais do que “apenas” entretenimento. Para isso, porém, ele busca tratar de assuntos que demandam maturação, mas que precisam de tempo de cena para que sejam construídos, assimilados e entendidos. O problema é que com uma hora de filme já percebemos ser impossível que se dê conta de tudo isso em um único longa-metragem.

Desse modo, mesmo com suas quase três horas de duração, o filme não tem tempo suficiente para tratar da maneira adequada tudo o que o roteiro pretende abordar. Tudo é muito corrido e apressado, e de maneira geral o desenvolvimento dos personagens é atropelado e com isso não nos envolvemos o suficiente com eles e, consequentemente, com a estória. Muitos personagens, inclusive, a certa altura simplesmente somem da tela e isso é muito mal explicado pelo roteiro.

interstellar-4Definitivamente, o filme não consegue suscitar como gostaria um debate ou uma análise mais profunda sobre suas infinitas reflexões e parábolas. Os efeitos especiais são sensacionais e a beleza da produção como um todo é inegável. Mas falta algo tão básico quanto a “humanidade”, tema que o roteiro tenta, mas não consegue tratar como deveria. Falta ao filme a grandeza maior de unir tudo de forma mais coesa, equilibrada e talvez até, mais simples.

Comparações com 2001 serão inevitáveis

O elenco está em plena forma e não compromete. Pelo seu formato e pelo modo de ser conduzido, serão inevitáveis as comparações com o clássico 2001 – Uma Odisseia no Espaço, o clássico de Stanley Kubrick de 1968. Interestelar é um filme ambicioso e ousado em suas pretensões ao tratar da relação entre viagens espaciais e tempo, e por si só merece elogios por conta disso. Mas é tão arrogante em seu desenvolvimento que a certa altura o melhor a fazer é não levar nada a sério e se divertir a valer. Fica então, a escolha para quem assiste: procurar apenas divertir-se com o espetáculo visual e curtir o filme, ou deixar-se seduzir pelo viés conceitual do roteiro e talvez decepcionar-se com o resultado.

Interestelar Banner

O filme estréia neste fim de semana tanto nos EUA como no Brasil. Por aqui, será o maior lançamento da semana, ocupando 411 salas, incluindo algumas no formato da tela gigante IMAX, o que pode sem dúvida ser uma experiência visual ainda mais impactante.



TRAILER #4 LEGENDADO

Interestelar - Trailer Oficial 4 (leg) [HD]


INTERESTELAR – TRAILER #3 LEGENDADO

Interestelar - Trailer Oficial 3 (leg) [HD]

TRAILER #2 LEGENDADO

Interestelar - Trailer Oficial 2 (leg) [HD]

INTERESTELAR – TRAILER #1 LEGENDADO

Interestelar - Trailer Oficial 1 (leg) [HD]

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário