“Que horas ela volta?” faz sucesso em festivais e rende prêmio a Regina Casé

Regina Casé

The Second Mother movie posterAs atrizes Regina Casé e Camila Márdila e a diretora Anna Muylaert conseguiram elevar um pouco o nome do cinema nacional no exterior, em tempos em que o cinema argentino têm nos dado um verdadeiro banho, digno de 7x1 na Copa do Mundo (como exemplo temos o filme Relatos Selvagens, mais um argentino candidato a Oscar de Filme Estrangeiro, esse ano). A produção independente Que Horas Ela Volta ?” foi exibida recentemente no Festival de Sundance e rendeu às duas atrizes o prêmio especial do júri na categoria atuação, na competição de cinema mundial. Os prêmios foram entregues em Park City (Utah, EUA) no dia 31 de janeiro passado.

No mercado internacional, o filme recebeu o título de “The second mother” – (A segunda mãe). O roteiro, que foi co-escrito pela diretora e por Casé, conta a estória de Val (interpretada por Regina), uma mãe que deixa a filha no interior de Pernambuco para se tornar babá em São Paulo. Treze anos depois, a filha (interpretada na fase adulta por Camila Márdila) se muda para morar com a mãe na capital paulista. As coisas se complicam quando a filha confronta a atitude subserviente da mãe diante dos patrões.

Ana Muylaert se pronunciou ao receber o prêmio em Sundance: “Meu filme fala sobre um Brasil que está desaparecendo. Espero que neste novo Brasil que está surgindo, haja menos injustiça social. Regina é realmente uma atriz fantástica”. Já a atriz Camila Márdila comentou: “Queremos dedicar este prêmio a todas as empregadas domésticas do Brasil. Foi um grande prazer trabalhar com todos os artistas impressionantes neste filme. Espero que estes personagens possam alcançar novos corações e mentes e inspirem as mulheres a desafiar este papel de cidadãs de segunda classe que ainda desempenham na sociedade”.

 

Filme também faz sucesso em outros festivais internacionais

que_horas_ela_volta-3
Camila Márdila e Regina Casé em cena do filme

Há alguns dias atrás, o filme também foi ovacionado durante sua sessão de exibição no Festival de Berlim. O público presente aplaudiu o longa durante quase todos os créditos finais, e também quando o elenco e a diretora subiram ao palco. Com todo esse sucesso, o longa acabou sendo eleito como o melhor filme pela Confederação Internacional de Cinema de Arte, além de ter levado também o prêmio do público da Mostra Panorama para longa-metragens de ficção.

O Festival Sundance de Cinema teve início em 1978. Sete anos depois, em 1985, o Sundance Institute, fundado anos antes por Robert Redford com o intuito de ajudar novos cineastas, incorpora o festival entre seus programas, dirigindo o evento exclusivamente para produções independentes. O festival acontece todos os anos no final do mês de janeiro, em Park City, Utah, EUA.

Ainda não há data de estréia definida para o filme nos cinemas brasileiros.


 

Assista o trailer para o mercado norte-americano (falado em português e com legendas em inglês):

Que Horas Ela Volta (The Second Mother) - Trailer

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário