
O filme brasileiro Tropa de Elite, do cineasta José Padilha, recordista de bilheteria entre as produções nacionais este ano, será exibido na mostra oficial do Festival de Berlim 2008, em fevereiro. A organização do festival, que é um dos mais importantes do mundo, publicou hoje a lista com os 8 primeiros filmes (de um total de 23) que concorrem ao Urso de Ouro de melhor filme.
O longa brasileiro irá disputar o prêmio máximo com produções de várias partes do mundo, como China, México e Alemanha. Os EUA também estarão representados, com o novo trabalho do diretor Errol Morris, ganhador do Oscar em 2004 pelo documentário “Sob a Névoa da Guerra“. O filme de Morris, Standard Operation Procedure, trata das violações dos direitos humanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.
Outro concorrente americano será o diretor Paul Thomas Anderson, que recebeu em 2000 o Urso de Ouro, principal prêmio do festival, por Magnólia. Dessa vez ele disputará o prêmio com Sangue Negro, adaptação do romance “Óleo” de Upton Sinclair e com Daniel Day-Lewis no elenco. Os filmes concorrentes na mostra competitiva do festival serão exibidos entre os dias 9 e 17 de fevereiro para o júri, presidido pelo cineasta greco-francês Costa Gavras.



Festival de Berlim 2008 terá presença de Madonna e Rolling Stones
A organização do festival apresenta Tropa de Elite como um filme que “explora a terrível influência do tráfico de drogas entre os habitantes mais pobres“. Estrelado pelo trio Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro, o filme mostra o cotidiano e o treinamento dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) nas favelas do Rio de Janeiro. No Brasil, ocupa atualmente o 7º lugar nas bilheterias dos cinemas em 2007, com mais de R$ 20 milhões arrecadados e quase 2,5 milhões de espectadores.



Entre os destaques já anunciados para a edição de 2008 do festival, temos a estréia mundial de Shine a Light, documentário de Martin Scorsese sobre os Rolling Stones. Tanto o diretor quanto os integrantes da banda são esperados para a abertura do evento. Outra possível presença (ainda não confirmada) é da cantora Madonna, para exibir seu primeiro filme como diretora, Filth and Wisdom, na mostra alternativa Panorama (não-competitiva). Também haverá uma grande homenagem ao cineasta espanhol Luis Buñuel, com a exibição de seus 32 filmes, além de outros nos quais trabalhou como produtor ou roteirista, na mostra Retrospectiva.
O Festival de Cinema Internacional de Berlim, também conhecido como Berlinale, é um dos três mais importantes festivais de cinema da Europa, ao lado de Cannes e Veneza. Acontece geralmente no mês de fevereiro e teve sua primeira edição em 1951. Os prêmios são chamados de “Urso de Ouro” (para o melhor filme), e “Urso de Prata” (para os melhores atores, atrizes e diretores). Foi nesse mesmo festival que Central do Brasil ganhou o Urso de Ouro de melhor filme, e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de Melhor Atriz, em 1998.
Deixe seu comentário