Enquete mostra que brasileiro não tem pudor em adquirir DVDs piratas de filmes

Pirataria

Na última enquete realizada pelo blog, encerrada no domingo (27/jan), perguntamos para os internautas: “Você costuma comprar DVDs piratas de filmes ?”. O resultado mostra que, no mínimo, o tema gera discussão, porém uma coisa é certa: o brasileiro não tem o menor pudor em comprar filmes em DVDs piratas.

Tivemos dois empates na enquete, curiosamente de resultados antagônicos entre si. O primeiro empate (37,5% cada) para as respostas “SIM, ALGUNS dos meus DVDs de filmes são piratas” e “NÃO, JAMAIS compraria um DVD pirata“. Pelo menos cerca de um terço da população nem pensa em adquirir um produto sem procedência e que não paga impostos muito menos direitos autorais aos seus realizadores. Também empatados, com 12,5% das respostas cada, temos as outras opções da enquete: “SIM, TODOS os meus DVDs são piratas” e “NÃO, MAS COMPRARIA um DVD pirata sem problema algum“.

DVDs PiratasA maneira mais correta de interpretar o resultado dessa enquete é de estarrecer: nada menos que 62,5% dos votantes (quase dois terços) ou já tem ao menos um DVD pirata (50% do total) – ou então só não têm ainda porque talvez possuam condição financeira para comprar apenas DVDs originais, porque poderiam comprar um filme pirata sem problema nenhum.

Tropa de Elite é campeão na venda de DVDs piratas no Brasil

É curioso, inclusive, ver o que aconteceu com o filme Tropa de Elite em 2007. É sabido que uma considerável parcela das pessoas que assistiram o filme somente o fizeram através de um DVD pirata (o DVD oficial só sai no mês que vem nas lojas). Portanto a bilheteria do cinema, que já foi um estrondoso sucesso, poderia ter sido ainda maior não fosse pela pirataria do filme em DVD. O irônico é que, no próprio filme, o personagem Matias (André Ramiro) a certa altura quebra o maior pau com manifestantes que pedem paz nas ruas do Rio, dizendo que são aquelas mesmas pessoas que incentivam a violência adquirindo drogas junto aos traficantes. Não é errado dizer que a compra de um DVD pirata estimula o mercado negro, o contrabando e o dinheiro sujo da mesma maneira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário