Romance “Desejo e Reparação” é a estória de um amor vítima de uma mentira

Desejo e Reparação

DESEJO E REPARAÇÃO (Atonement). Romance/Drama, Inglaterra, 2007. Direção de Joe Wright. Com Keira Knightley, James McAvoy, Vanessa Redgrave. Duração 02h10min.

A Segunda Guerra Mundial trouxe instabilidade aos ingleses. Neste cenário está a abastada família Tallis. Num fim-de-semana ensolarado na mansão, a filha mais nova, Briony (Saoirse Ronan), de apenas 13 anos, presencia sua irmã Cecília nos braços do filho de um empregado da casa. O promissor Robbie Turner (James McAvoy, de As Crônicas de Nárnia), cujos estudos foram possíveis graças ao patrão, faz faculdade em Oxford e, ao longo do tempo, desenvolveu uma forte atração pela jovem.

A cena presenciada pela menina, em sua cabeça, é um crime sem perdão. Para os amantes, entretanto, era o momento de entrega à paixão. Fato é que anos depois o acontecimento é revelado, mas segundo a versão da jovem. O resultado é que Robbie é acusado de um crime que não cometeu, causando prejuízos às vidas de todos os envolvidos.

 

Filme deve ter várias indicações ao Oscar

Desejo e ReparaçãoAlém de compor muito bem os figurinos, cenários e angulações de câmera nos locais certos, o diretor Joe Wright consegue extrair do elenco ótimas atuações. Além de James McAvoy como protagonista masculino, o diretor chamou para o papel de Cecilia Tallis a atriz Keira Knightley, com quem já havia trabalhado no seu primeiro filme, Orgulho e Preconceito.

O papel mais importante, porém, é o de Briony, interpretado em três momentos distintos por 3 atrizes diferentes, sendo a terceira (e mais idosa) a experiente Vanessa Redgrave (Missão: Impossível). Ela como coadjuvante, assim como a dupla de atores protagonistas, já está na lista de possíveis indicados ao Oscar desse ano.

Outro destaque vai para Dario Marianelli, compositor da belíssima Trilha Sonora. Indicado a sete categorias no Globo de Ouro 2008, Desejo e Reparação é baseado no romance “Atonement”, de Ian McEwan. Em seu segundo longa-metragem, o diretor Joe Wright foi o cineasta mais jovem a ter um filme exibido na abertura do Festival de Veneza.

 

DESEJO E REPARAÇÃO – Cena da Fonte (legendado)

Desejo e Reparação - Cena da Fonte (legendado)

 

DESEJO E REPARAÇÃO – TRAILER ORIGINAL (sem legendas)

Atonement - 2007 - Desejo e Reparação - Trailer

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário