20 anos depois, Jim Carrey e Jeff Daniels voltam ao escracho em DÉBI E LÓIDE 2

Debi e Lóide 2

debi-e-loide2-posterDEBI & LÓIDE 2
(Dumb and Dumber Too)

Direção dos Irmãos Farrelly

EUA, Comédia, 2014. Com Jim Carrey, Jeff Daniels, Rob Riggle, Laurie Holden, Rachel Melvin, Kathleen Turner. Duração 01h49. Classificação Etária: 14 anos.

Exatamente vinte anos depois – tanto na vida real quanto na estória do filme em si, o que é uma boa sacada do roteiro – Jim Carrey e Jeff Daniels retornam aos inseparáveis personagens que, em 1994, fizeram o filme original render quase 250 milhões de dólares em todo o mundo – nada mal para uma produção que, à época, custou “apenas” US$ 17 milhões. Dirigido pelos mesmos irmãos Peter e Bobby Farrelly, responsáveis também pela condução do primeiro filme, desta vez o roteiro aborda o tema da paternidade, já que Harry (Jeff Daniels) descobre que tem uma filha ilegítima que precisa dele para um transplante de rim. Ele leva então o amigo Lloyd (Jim Carrey) para conhecer a garota, e os dois percebem que não têm a responsabilidade necessária para serem pais (como se nós não soubéssemos disso, né ?).

debi-e-loide2-09

Os fãs podem ficar sossegados: o filme tem forte apelo nostálgico e usa isso a seu favor. Durante os créditos, por exemplo, são exibidas cenas de comparação entre os dois filmes. Sem o menor pudor em repetir a estrutura de road-movie de 20 anos antes, Harry e Lloyd voltam a irritar todos que cruzam seu caminho e reencontram diversos personagens do passado. Além disso, o roteiro repete a mesma fórmula de sucesso do original, com piadas politicamente incorretas e as mesmas grosserias do primeiro filme. Flatulências e digamos, “fluidos corporais” estão presentes, portanto aqueles que curtem piadas motivadas a escatologias certamente vão curtir bastante o filme, que consegue captar bem o espírito de subversão do original – considerado por muitos praticamente um clássico da comédia besteirol.

Sequência deve agradar em cheio os fãs do primeiro filme

debi-e-loide2-08

Uma sequência sempre foi muito solicitada pelos fãs, mas a verdade é que esta continuação tardia surge quase como uma tábua de salvação para dois atores que encontram-se em relativa decadência em Hollywood – já que a expectativa da Universal Studios é faturar alto com o filme. Jeff Daniels ultimamente tem se dado melhor na TV americana, sendo que recentemente ganhou o prêmio Emmy de Melhor Ator pela série The Newsroom. Já Jim Carrey há algum tempo não faz nada que preste e virou coadjuvante de luxo, como em Kick Ass 2.

Ambos estão visivelmente envelhecidos – Jeff tem 59 anos de idade e até que não mudou tanto, mas Jim Carrey, com 52 anos, exibe em suas feições nitidamente a passagem dos anos – porém isso só não atrapalha mais o filme porque o roteiro justamente utiliza esse fato deles estarem bem mais velhos para compor a trama da estória – além do simples fato de tudo ser uma fábrica de risos e a própria condição dos atores protagonistas acabar sendo um componente a mais para as piadas. Mas é justo dizer que Carrey parece especialmente empolgado por voltar ao personagem e entrega uma de suas melhores atuações cômicas dos últimos anos. Jeff Daniels, como ele mesmo disse em recente entrevista, vai no embalo do amigo e com isso também assegura as risadas da platéia.

debi-e-loide2-06

Assumidamente uma comédia escrachada, Debi e Loide 2 cumpre plenamente seu objetivo e, portanto, é indicado somente aos fãs do gênero e de Jim Carrey. Você que curte boas tramas e um roteiro bem amarrado, passe longe porque este filme nada tem a ver com isso.


 

Assista o trailer oficial dublado de DÉBI E LÓIDE 2, que tem grande estréia nesse fim-de-semana em 663 salas de todo o Brasil:

Debi & Lóide 2 | Trailer Oficial Dublado

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário