
CONDUTA DE RISCO (Michael Clayton). Suspense, 14 anos. Direção de Tony Gilroy. Com George Clooney, Tom Wilkinson e Sidney Pollack. Duração 01h59min.
Nos últimos anos, o ator George Clooney se dividiu entre dois tipos de filmes: os sérios com questões políticas e morais, como Boa Noite e Boa Sorte, e os que são pura diversão, como a trilogia 11/12/13 Homens e um Segredo. Pois este Conduta de Risco pertence ao primeiro grupo (felizmente). O longa é um thriller político, sombrio e cerebral sobre as grandes corporações e as maquinações por trás do mundo dos negócios, particularmente envolvendo questões jurídicas.
Clooney (que também é um dos produtores do filme) vive aqui o advogado Michael Clayton, especialista em ocultar operações duvidosas de grandes corporações. Como ele mesmo se define, é um “faxineiro, não um milagreiro”. Ele trabalha numa grande firma de advocacia e é capaz de “limpar” qualquer coisa, desde acidentes de carro até desonestidades cometidas por políticos. Já sua vida pessoal não está nada boa, pois não tem tempo para o filho e está atolado em dívidas de jogo.
Não bastasse isso tudo, Clayton está cansado do seu trabalho e de ter que correr riscos constantes para limpar o nome de terceiros. Como já fizera com o protagonista da trilogia Bourne, Gilroy coloca o personagem central questionando a si mesmo a todo instante. Isso cada vez mais agrava sua grande crise moral interna e seu descontentamento com a própria vida que tem levado.
Conduta de risco é rotina para o advogado Michael Clayton
Seu chefe (interpretado pelo cineasta Sidney Pollack, de Tootsie), entrega-lhe uma nova tarefa: dar um basta nas besteiras feitas por Arthur Edens (Tom Wilkinson, o vilão Carmine Falcone de Batman Begins). Edens é um dos mais importantes funcionários do escritório, que sempre tenta sabotar os casos envolvendo uma empresa química que pode ter envenenado diversas pessoas. Essa é a grande chance de Clayton dar a volta por cima, porém a trama vai tomando contornos extremamente arriscados.
O filme é escrito, montado e, pela primeira vez, também dirigido pelo nova-iorquino Tony Gilroy, roteirista da trilogia Bourne e também dos ótimos suspenses Eclipse Total e Advogado do Diabo. Tom Wilkinson faz um excelente trabalho e é candidato a uma indicação ao próximo Oscar de ator coadjuvante. A atriz Tilda Swinton (“Constantine”) completa o elenco principal. A trilha sonora é do experiente James Newton Howard, que também fez as trilhas de O Fugitivo, Colateral e King Kong (2005). O filme já arrecadou mais de 66 milhões de dólares em todo mundo desde sua estréia nos EUA, no começo de outubro.
Assista o trailer original de CONDUTA DE RISCO (com legendas):
Deixe seu comentário