“Com 007 só se vive duas vezes” – e Sean Connery já queria deixar de ser James Bond

Com 007 só se vive duas vezes

Com 007 só se vive duas vezes “Com 007 só se vive duas vezes” é a quinta aventura do agente secreto James Bond – chegou aos cinemas em 1967. Trata-se da última aparição de Sean Connery em sua primeira fase interpretando 007 – ele ainda faria mais 2 filmes do agente no futuro. É considerado também o “Bond japonês”, porque praticamente toda a estória se passa no Japão. A maioria dos atores e figurantes também é oriental (inclusive as duas bondgirls do filme são japonesas).

Novamente o inimigo de Bond é a Spectre. Porém, dessa vez o agente vai se deparar pela com o chefão da organização criminosa em pessoa – Ernst Stavro Blofeld (Donald Pleasence). O plano maquiavélico consiste em sequestrar duas naves espaciais – uma americana e outra soviética – e com isso provocar a inimizade entre as duas nações para, assim, deflagrar uma guerra nuclear.

Com 007 só se vive duas vezes

“Só se vive duas vezes”, e Connery já não queria viver mais como 007

Ao contrário do que se dá a entender, o nome do filme na prática nada tem a ver com a estória que se desenrola. Logo nas cenas iniciais se faz uma simulação da morte de Bond, mas no decorrer do roteiro isso não é aproveitado para absolutamente nada – a não ser para Blofeld dizer uma frase de resposta a 007 ao encontrá-lo.

Com 007 só se vive duas vezesBond descobre que a base da Spectre está no Japão e para isso conta com a ajuda do serviço secreto japonês. No decorrer do roteiro, se faz passar até por um camponês (em uma caracterização que ficou bisonha), para não despertar suspeitas.

De maneira geral a aventura é boa e até diverte, principalmente nas passagens em Tóquio e quando Bond investiga as empresas Osato, que financiam a Spectre. No entanto, Connery a essa altura já sabia que este seria o seu último filme sob contrato como James Bond, e parece meio enfastiado em algumas cenas. A direção é de Lewis Gilbert.

Uma curiosidade: o ator Charles Gray, que interpreta um dos personagens “do bem” neste filme, futuramente retornará como o próprio Blofeld – ou seja, um dos ícones de vilania da série.

Nota CINEMAIMERI – 6.5 ***

 

Veja abaixo o trailer do filme (versão DVD – sem legendas):

You Only Live Twice (Bond 50 Trailer)

1 Trackback / Pingback

  1. James Bond se casa em "007 a serviço secreto de sua majestade"

Deixe seu comentário