CIDADE DE DEUS é um dos filmes brasileiros mais reconhecidos no exterior

Cidade de Deus

Cidade de Deus (poster)CIDADE DE DEUS (City of God). Brasil, Drama / Ação, 2002. Duração 02h10min. Direção: Fernando Meirelles. Com Mateus Nachtergaele, Leandro Firmino, Seu Jorge e Alice Braga.

A história é fictícia, mas inspirada em fatos reais narrados pelo jornalista Paulo Lins em livro publicado em 1997 – ele foi morador da favela carioca Cidade de Deus. Conta a estória de um garoto chamado Buscapé, desde sua infância, nos anos 1960, até o final dos anos 1970. Acompanhando seu crescimento, temos uma idéia da criação das favelas do Rio de Janeiro, da origem do tráfico de drogas nas favelas e sua relação no dia-a-dia com os moradores.

Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar. Outro personagem de destaque é Zé Pequeno, um ambicioso traficante de drogas que usa as fotos de Buscapé para provar como é “durão” no pedaço, e assim conquistar o respeito – e o temor – da comunidade.

Dadinho

O longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles ostenta um incrível 22º lugar no ranking dos internautas que dão notas na bíblia do cinema na internet: o website IMDb – Internet Movie Database. City of God (como é chamado no exterior) teve ótima carreira internacional, iniciando no final de 2002 e percorrendo todo o ano de 2003.

O filme conseguiu arrecadar pouco mais de 30 milhões de dólares nos cinemas de todo o mundo – sendo US$ 7,5 milhões somente nos EUA. Tais números o credenciaram a ser indicado a 4 Oscars em 2004 – Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem. Se não levou nenhuma estatueta nos Estados Unidos, o filme foi premiado na Inglaterra, onde foi vencedor do BAFTA na categoria de Melhor Montagem.

 

CIDADE DE DEUS (City Of God) – TRAILER OFICIAL

Cidade de Deus (City of God) - Trailer Português

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário