Estréia em São Paulo peça musical sobre a vida e a obra do cineasta Charles Chaplin

Chaplin - O Musical

Chaplin - O Musical (poster)O ator Jarbas Homem de Mello é o protagonista de uma nova peça teatral que estréia nesse final de semana em São Paulo, que tem tudo a ver com outra arte – a do cinema. “Chaplin – o Musical” conta a estória de um dos maiores artistas cinematográficos de todos os tempos, o inglês Charles Chaplin (1889-1977). O espetáculo passa por toda a vida de Chaplin, desde sua infância pobre em Londres até a consagração mundial como ator, produtor e roteirista. Jarbas encarna o homenageado numa caracterização excelente (o ator emagreceu 8 kg antes da estréia) e que tem tudo para ser um dos grandes sucessos da temporada de inverno nos teatros paulistanos. Sua esposa, a também atriz Cláudia Raia, é produtora da peça ao lado do marido.

Não faltam no espetáculo ícones da carreira de Chaplin, como o indefectível Carlitos, o Vagabundo maltrapilho de terno, chapéu e bengala, presente em seus filmes de maior sucesso nos tempos do cinema mudo – sobretudo nas décadas de 1920 e 1930 – além de cenas clássicas presentes em produções como “Em Busca do Ouro” (1925, a dança dos pãezinhos, feita por Carlitos), “Tempos Modernos” (1936, último filme em que o personagem Carlitos aparece) e “O Grande Ditador” (1940, em que Chaplin faz uma sátira a Adolph Hitler em pleno curso da Segunda Guerra Mundial). As escolhas políticas altamente polêmicas, a agitada vida amorosa e as pessoas que marcaram a trajetória de Chaplin também são destacadas.

Chaplin - O Musical

Peça é versão brasileira de um musical da Broadway

A produção brasileira tem algumas mudanças em relação ao musical exibido em 2012 na Broadway, em Nova York. Foram acrescentadas cinco músicas inéditas especialmente para nossa versão, todas elas escritas pelo compositor da obra original, Christopher Curtis. Também foram feitas algumas alterações em cerca de um terço do texto original, para deixar as cenas mais dinâmicas, segundo o diretor da peça, Mariano Detry. O palco lembra um set de filmagem, e as mudanças de cenas são feitas sem cortes bruscos, ficando inclusive a cargo dos atores algumas trocas de cenários, como é comum em muitas peças.

Para interpretar Chaplin, Jarbas teve aulas de patins, de práticas circenses e até de violino (Chaplin também compôs várias trilhas sonoras de seus filmes). O elenco de apoio conta, entre outros nomes, com Marcello Antony, que interpreta o irmão mais velho de Chaplin, e com Paulo Goulart Filho, na pele do produtor Mack Sennett, que trouxe Chaplin da Europa para os EUA e o chamou para trabalhar em Hollywood há cerca de cem anos atrás.

Chaplin - O Musical

Como amantes do cinema, recomendamos a todos que puderem, que prestigiem o espetáculo Chaplin – O Musical. A vida e a obra de um dos maiores gênios do cinema em todos os tempos, “Charlie” Chaplin, deve ser apreciada e reverenciada em todas as oportunidades possíveis.


CHAPLIN – O MUSICAL

QUANDO – Estreou em 14/05 e a previsão é que fique em cartaz pelo menos até 12/07/15
DIREÇÃO – Mariano Detry
TEXTO ORIGINAL – Christopher Curtis e Thomas Meehan
VERSÃO BRASILEIRA – Miguel Falabella
ELENCOJarbas Homem de Mello, Marcello Antony, Paulo Goulart Filho, Paula Capovilla, Leandro Luna e Marcos Lanza
DURAÇÃO – 02 horas e 15 minutos
HORÁRIOSquintas e sextas-feiras, às 21 horas; sábados às 18 e 21h30, domingos às 18 horas

ONDETeatro Net / Shopping Vila Olímpia, 5º piso / Rua das Olimpíadas, 360, São Paulo / Telefone (11) 4003-1212
(o teatro tem 800 lugares, possui ar-condicionado e acesso para deficientes físicos; estacionamento do shopping)

QUANTOIngressos entre R$ 50 e R$ 180 (não aceita cheques; vende ingressos por telefone)
CLASSIFICAÇÃO – Livre

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário