Estréia a cinebiografia TRINTA, trazendo a trajetória do gênio carnavalesco Joãosinho

Joãozinho Trinta

trinta_posterTRINTA

Direção de Paulo Machline

Brasil, Drama, 2012. Com Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Milhem Cortaz e Ernani Moraes. Duração 01h32. Classificação Etária: 12 anos.

Ícone do Carnaval carioca, o famoso carnavalesco Joãosinho Trinta, morto no final de 2011, ganha aqui uma cinebiografia onde é interpretado de maneira arrebatadora por Matheus Nachtergaele – caracterizado, aliás, com incrível semelhança em relação ao homenageado. Joãozinho foi oito vezes campeão do carnaval carioca – sendo uma vez pela Unidos do Viradouro, em 1997, e cinco vezes pela Beija-Flor de Nilópolis, entre 1976 e 1983 – escola de samba onde obteve a consagração definitiva e ficou conhecido nacionalmente.

Porém, o roteiro acompanha o início da carreira de Joãozinho, desde 1957, quando ele se muda para o Rio de Janeiro – embalado pelo sonho em se tornar bailarino do Teatro Municipal – e vai até 1974, ano em que conquista o primeiro título como carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca, com o inovador desfile “O Rei da França na Ilha da Assombração” – no ano seguinte ele se consagraria bicampeão.

O filme mostra a trajetória de Joãosinho, desde o anonimato na década de 1960 até sua chegada à escola de samba Acadêmicos do Salgueiro no início dos anos 1970. Na vermelho-e-branco da Tijuca, ele começou como segurança e acabou transformado em carnavalesco, estimulado por Fernando Pamplona (Paulo Tiefenthaler), notório salgueirense e outro grande carnavalesco do Rio de Janeiro. Depois de romper relações com seu mestre, Joãosinho se transfere para a Beija-Flor de Nilópolis, onde se consagra em definitivo.

Joãozinho Trinta

Filme mostra a ascensão meteórica como carnavalesco

O filme, que custou aproximadamente 5 milhões de reais, também aborda o preconceito sofrido por Joãosinho dentro de sua própria família e a inveja despertada no barracão quando começou a fazer sucesso. Durante o processo de preparação para o filme, o ator Matheus Nachtergaele chegou a fazer aulas de balé “para adquirir a postura altiva do João”, como ele mesmo afirmou em uma entrevista. No elenco ainda temos Paolla Oliveira, Milhem Cortaz, Ernani Moraes, Fabrício Boliveira e Marco Ricca.

Veja abaixo o trailer original do filme, que apesar de ter sido produzido e filmado há dois anos, somente chega aos cinemas brasileiros nesse fim-de-semana, estreando em 54 salas:


 

“TRINTA” – TRAILER OFICIAL

Trinta - O Filme | Trailer Oficial HD | 2014

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário