
Omar Sharif, vencedor de 2 Globos de Ouro e conhecido mundialmente pelo papel-título no clássico “Doutor Jivago“, de 1965, morreu ao sofrer um infarto na última sexta-feira (10/jul). O ator egípcio tinha 83 anos de idade e morava no Cairo, capital do seu país-natal. Sharif não atuava em filmes já há quase dez anos. Em maio último, o jornal espanhol “El Mundo” informou que o ator sofria do Mal de Alzheimer, e que sua família não sabia em que estágio de avanço a doença se encontrava.
Nascido Michel Demitri Shalhoub, mudou seu nome para Omar Sharif quando se converteu ao Islã para se casar. O primeiro papel de destaque nos cinemas foi em 1962, ao interpretar o Xerife Ali no também clássico filme “Lawrence da Arábia“. A estória narra a participação do arqueólogo e escritor britânico Thomas Edward Lawrence (Peter O’Toole) nas rebeliões árabes durante a Primeira Guerra Mundial. Por este filme, Sharif foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (perdeu para Ed Begley, por “Doce Pássaro da Juventude“). Mas venceu o Globo de Ouro no mesmo ano, nessa mesma categoria.

Com Doutor Jivago, o ápice na carreira de Omar Sharif
Porém, foi três anos depois, ao protagonizar outro clássico dirigido por David Lean, que Omar Sharif conquistou definitivamente o estrelato nos cinemas. O filme que o transformou num dos maiores galãs dos anos 1960, Doutor Jivago tem certamente algumas das mais belas imagens que o cinema já produziu. A estória é ambientada no interior da Rússia durante a época da Revolução, nas décadas de 1910 e 1920, até a queda do czar Nicolau 2º. Venceu cinco estatuetas do Oscar, mas perdeu a principal para “A Noviça Rebelde“. Entretanto, Omar Sharif novamente conquistou o Globo de Ouro, dessa vez na categoria de Melhor Ator principal.
Outros destaques da filmografia de Sharif são “A Voz do Sangue” (1964), “A Noite dos Generais” (1967), “Funny Girl – A Garota Genial” (1968, com Barbra Streisand), e “Che!” (1969), onde interpretou o revolucionário argentino Ernesto Che Guevara. Quem ainda não assistiu Doutor Jivago, aproveite a ocasião e assista durante o fim-de-semana. Além de Sharif, o elenco principal conta com nomes de peso como Julie Christie, Geraldine Chaplin, Alec Guiness e Rod Steiger. Aqui, a interpretação de Omar Sharif é comovente, as paisagens e a música de Maurice Jarre são deslumbrantes e o filme, além de tudo, é uma verdadeira aula de história.
Assista os trailers dos dois filmes que deram o Globo de Ouro ao ator Omar Sharif:
LAWRENCE DA ARÁBIA (1962) – TRAILER ORIGINAL (legendado)
DOUTOR JIVAGO (1965) – TRAILER ORIGINAL (sem legendas)
Deixe seu comentário