Ator DEAN JONES, piloto de Herbie em “Se meu fusca falasse”, morre aos 84 anos

Dean Jones

O ator norte-americano Dean Jones morreu na última quarta-feira (02/set), em sua casa em Los Angeles (EUA). Ele ficou conhecido principalmente pelo papel do piloto de carros Jim Douglas no filme Se meu fusca falasse” (The Love Bug, 1969). A morte foi causada em decorrência de complicações de saúde originadas pelo Mal de Parkinson, doença que o ator se submetia a tratamento desde 2009.

Jones nasceu em janeiro de 1931 no estado do Alabama (EUA). Ao longo de sua carreira, sempre manteve a aparência de garoto que fez dele um dos atores mais queridos dos EUA nas décadas de 1960 e 1970. Seu primeiro papel no cinema foi em 1956, fazendo uma ponta como soldado no filme “Marcado pela Sarjeta“, do diretor Robert Wise. Participou, sempre em papéis coadjuvantes, de alguns outros filmes até 1959, quando passou a atuar em séries da TV norte-americana. Uma das séries mais famosas, em que Dean atuava como protagonista, era “Ensign O’Toole“, em 1962.

Na década de 1960, Dean Jones vai para a Disney

O Fantasma do Barba-Negra
Peter Ustinov e Dean Jones em “O FANTASMA DO BARBA NEGRA” (1968)

Seu carisma chamou a atenção de ninguém menos do que Walt Disney, que lhe fez um telefonema elogiando-o por seu bom desempenho. No entanto, o convite para trabalhar para o estúdio que o fez definitivamente famoso viria apenas dois anos depois. Na época, o criador do Império Disney ofereceu a Jones um papel de protagonista na comédia “That Darn Cat!” (1965), que ficou conhecida no Brasil como O Diabólico Agente DC. No filme, ele contracenava com uma estrela da época, a atriz Hayley Mills.

Este se tornaria apenas o primeiro de um total de dez filmes de longa metragem que o ator faria para a Disney ao longo dos anos. Um dos mais bem-sucedidos foi O Fantasma do Barba-Negra (1968), dirigido por Robert Stevenson, em que contracenou com o ator Peter Ustinov (que fazia o hilário fantasma do pirata).

Herbie vai a Monte Carlo
Don Knotts e Dean Jones em “HERBIE VAI A MONTE CARLO” (1977)

Inegavelmente, porém, seu maior sucesso com a Disney foi a aventura Se Meu Fusca Falasse, comédia que apresentou o fusquinha Herbie para o mundo. Dean interpreta um piloto de corridas fracassado que faz amizade com o fusca. Juntos eles disputam várias corridas pelo mundo, repletas de peraltices e confusões diversas. Ele ainda faria um outro filme com Herbie em 1977, Herbie vai a Monte Carlo“.

Jones foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em comédia/musical em 1971 por sua atuação no filme A Pata de Um milhão de dólares, também da Disney. Porém perdeu o prêmio para o ator Topol, por “Um Violinista no Telhado“). Em 1995, aos 64 anos de idade, foi finalmente agraciado com a honraria de entrar no Hall da Fama dos estúdios Disney. Dean Jones tinha 84 anos de idade, e deixa viúva sua esposa, além de três filhos, oito netos e três bisnetos.



Assista uma cena de “SE MEU FUSCA FALASSE” (The Love Bug 1968), protagonizado pelo ator DEAN JONES, com som original em inglês (sem legendas):

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário