39ª Mostra de Cinema de SP celebra Monicelli, Film Foundation e filmes nórdicos

Mario Monicelli

39ª Mostra de Cinema de SPO comitê organizador da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou a programação do festival deste ano, que começa no próximo dia 22 de outubro e vai até 4 de novembro de 2015 na capital paulista. Serão exibidos em cerca de duas semanas cerca de 312 produções de 62 países, distribuídas em 22 endereços diferentes da cidade, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Alguns filmes que foram premiados em festivais internacionais ao longo desse ano terão sua primeira exibição no Brasil durante a Mostra, como o francês “Dheepan“, de Jacques Audiard, Palma de Ouro em Cannes (que estréia em circuito comercial dia 29 de outubro), o húngaro “O filho de Saul“, de Laszló Nemes, eleito Grande Prêmio do Júri em Cannes e cotado ao próximo Oscar de filme estrangeiro, e o venezuelano “Desde allá“, de Lorenzo Vigas, ganhador recente do Leão de Ouro em Veneza-2015.

Teremos duas grandes homenagens este ano: uma delas será um panorama de exibição de filmes da Film Foundation, fundação sem fins lucrativos mantida pelo diretor Martin Scorsese, dedicada à preservação da história do cinema e à restauração de filmes antigos. Uma seleção de títulos restaurados com financiamento da fundação será apresentada no evento, como o clássico “Rashomon” (1950), do mestre japonês Akira Kurosawa. Scorsese também foi convidado para desenhar a arte original do cartaz oficial da mostra desse ano.

A outra retrospectiva comemora o centenário de nascimento do diretor italiano Mario Monicelli (foto de destaque deste post), com a exibição de cinco filmes restaurados, entre eles “Os Eternos Desconhecidos” (1958), considerado o marco zero da comédia italiana, e “A Grande Guerra”, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1959.

Outra atração da Mostra desse ano será o Foco Nórdico – uma seleção de 60 filmes recentes, entre ficções e documentários, originais da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Suécia e Noruega. Uma das principais atrações será a exibição do filme “A Ovelha Negra“, de Grímur Hákornarson, vencedor da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes esse ano – e candidato oficial da Islândia ao próximo Oscar de Filme Estrangeiro. Outro destaque vai para o longa sueco “Intermezzo” (1936), de Gustaf Molander, cuja atuação de Ingrid Bergman lhe rendeu o convite do produtor americano David O. Selznick para começar sua carreira em Hollywood, onde viria a ser premiada futuramente com três Oscars – em 2015 também se comemora o centenário de nascimento da atriz.

A abertura oficial da Mostra será no dia 22, com a exibição do novo filme do diretor argentino Hector Babenco, “Meu amigo hindu”, estrelado pelo ator norte-americano Willem Dafoe. O encerramento, no dia 04 de novembro, será com a exibição do espanhol “Um dia perfeito“, de Fernando León de Aranoa, com Benicio del Toro e Tim Robbins no elenco.

 


39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

De 22 de outubro a 04 de novembro de 2015
Informações: (11) 3141-2548 / info@mostra.org
Website oficial: http://39.mostra.org/br
Ingressos: http://39.mostra.org/br/pag/ingressos

 

Assista a vinheta oficial da Mostra de São Paulo 2015:

Vinheta da 39ª Mostra Internacional de Cinema

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário