20 atores preferidos:
7º lugar – ROBERT DE NIRO

Robert De Niro

robertdeniro2Sem dúvida esse cara é um dos monstros sagrados da história do cinema. Carismático, até um pouco bonachão, de Niro tem uma seleta variedade de tipos que interpretou, e só não está mais acima na minha lista porque a briga é de cachorro grande (e além disso tem alguns filmes dele que não assisti ainda). O filme mais antigo que vi dele é O Poderoso Chefão II (1974), em que interpreta Vito Corleone quando jovem, ou seja, o futuro Don Corleone magistralmente interpretado por Marlon Brando dois anos antes, no filme original da trilogia. Aqui De Niro já destila seu jeito de atuar marcante, com forte presença de câmera e muita dedicação ao personagem, em interpretação que lhe rendeu seu primeiro dos 2 Oscars que tem, como melhor ator coadjuvante.

Robert De Niro (Al Capone)Daí em diante Robert de Niro sempre foi um ator muito requisitado, e fez vários tipos de personagens e de filmes (alguns de qualidade duvidosa inclusive). Destaco a interpretação de Al Capone em Os Intocáveis (1987), em que De Niro domina amplamente o personagem e é sem dúvida o grande nome do filme.

Outros filmes que destaco em sua filmografia são O Franco Atirador (1978), dirigido por Michael Cimino, Estranha Obsessão (1996), dirigido por Tony Scott, em que interpreta um fã de beisebol que literalmente “cisma” com o melhor jogador do time; CopLand (1997); Ronin (1998), um excelente filme de ação com um desfile de carros maravilhosos; Homens de Honra (2000), na minha opinião seu melhor filme (dentre os que vi, claro).

Robert De Niro (Taxi Driver)De Niro recentemente também teve incursões proveitosas na seara das comédias. Duas delas fizeram tanto sucesso que geraram continuações: as sátiras sobre a máfia, atuando ao lado de Billy Cristal, Máfia no Divã (1999)A Máfia volta ao Divã (2002), além do sogro chato de Ben Styller, em interpretações fantásticas e memoráveis,   Entrando numa Fria (2000) e a continuação, Entrando numa fria maior ainda (2004).

Confesso que ainda há três filmes dele muito famosos que não assisti ainda, todos eles dirigidos por Martin Scorcese, que são Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980), que lhe rendeu seu segundo Oscar (Melhor Ator), além de Os Bons Companheiros (1990). Pretendo assistir todos eles (apesar de não gostar muito do diretor Scorsese) e assim que puder coloco as sinopses desses filmes aqui no blog.

Robert De NiroQuem tiver alguma opinião sobre estes filmes aqui citados, ou algum outro que Robert de Niro tenha feito e que considere muito bom, agradeço por me recomendar, pois gosto muito dele, apesar de achar que às vezes ele pisa na bola por aceitar participar de alguns filminhos nada a ver, meio idiotas, que exploram esse lado debochado dele, como Cabo do Medo (1991), em que na minha opinião está caricato demais, e Showtime (2002), atuando ao lado de Eddie Murphy num verdadeiro desperdício do seu talento.

Robert de Niro é nova-iorquino, descendente de italianos, nascido em 1943, e tinha 65 anos na data de publicação deste post.