20 atores preferidos:
4º lugar – ANTHONY HOPKINS

Anthony Hopkins

Sir Anthony Hopkins é um ator daqueles bem estilosos, que tem características próprias e únicas. Não chega a ser caricato como Jack Nicholson, mas se assemelha bastante a ele justamente por ter uma postura na tela que o diferencia claramente dos demais. O filme mais antigo em que lembro tê-lo visto é O Homem Elefante (1980), de David Lynch, feito em 1980, aliás um filme bastante triste e tocante, filmado em preto-e-branco. Já neste filme Hopkins mostrava algumas de suas características marcantes que sempre imprimiu em seu trabalho, como a sisudez e a calma com que reveste seus personagens.

Hopkins é um senhor discreto, não muito chegado aos holofotes, tanto que não costuma participar muito de festas ou mesmo encontros patrocinados pelo sindicato dos atores britânicos (mesmo porque certa época ele andou tendo sérios problemas com o alcoolismo). Inegavelmente, sua grande atuação é em O Silêncio dos Inocentes (1991), dirigido por Jonathan Demme, filme que lhe rendeu o Oscar de melhor ator pela interpretação do fascinante e aterrorizante assassino canibal Hannibal Lecter – Hopkins ainda encarnaria o personagem em duas continuações, Hannibal (2001) e Dragão Vermelho (2002). Hannibal LecterDepois ele ainda foi indicado mais três vezes ao Oscar de melhor ator, mas não levou a estatueta como da primeira indicação.

Além dos filmes já citados, destaco Lendas da Paixão (1994), No Limite (1997) e A Máscara do Zorro (1998). Anthony Hopkins é britânico, nascido em 1937 no País de Gales e tinha 71 anos na data de envio deste post.