RAMBO IV “compensa” ausência de 20 anos com o filme mais sangrento da franquia

Rambo IV

ramboIV_posterRAMBO IV (John Rambo). Ação, EUA, 2008. Direção de Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Julie Benz e Matthew Marsden. Duração 01h33min.

No primeiro filme, de 1982 (Rambo – Programado para Matar), o veterano da Guerra do Vietnã John Rambo é preso injustamente pelo xerife de uma pequena cidade do interior dos EUA. Mas ele consegue fugir e promover uma guerra não só contra o policial mas contra toda a cidade. Sua fúria ficou tão conhecida que em 1985 chegou Rambo II – A Missão. A sequência começa com Rambo cumprindo pena em um presídio federal, quando recebe uma proposta para sair. Caso aceite participar de uma missão suicida (que consiste em localizar prisioneiros americanos) no sudeste asiático, será perdoado e reintegrado ao exército. Já em 1988 saiu Rambo III, onde John decide libertar seu mentor, que caiu nas mãos dos soviéticos, durante a ocupação do Afeganistão.

Agora, 20 anos após o terceiro filme, Sylvester Stallone assume a direção de mais uma sequência estrelada por um de seus mais célebres personagens. John Rambo se recolheu no norte da Tailândia, perto da fronteira com a Birmânia. Para sobreviver, ele vive de suas pescarias e da venda de cobras venenosas que ele captura na selva. Uma guerra civil acontece na região entre birmaneses e a tribo Karen hà quase 60 anos, mas Rambo tem uma vida simples e solitária nas montanhas e selvas, e há muito tempo desistiu de lutar.

A situação muda, porém, quando um grupo de missionários de direitos humanos o procura, pedindo sua ajuda. O grupo é capturado, e um pastor contrata um grupo de mercenários para resgatá-los. Apesar de ter sido um soldado treinado para matar, Rambo reluta em se envolver em conflitos violentos após tanto tempo. Suas feridas cicatrizaram, mas ainda estão visíveis. No entanto, o guerreiro solitário sabe o que deve fazer e concorda em levar os mercenários rio acima, até a zona de guerra, onde viverá mais uma descida ao inferno.

Matança desenfreada deve agradar somente aos fãs

Rambo IVO Jornal Los Angeles Times publicou uma curiosa tabela comparativa dos quatro filmes da série Rambo, que contabiliza o número de mortes em cada um dos episódios. Pois Rambo IV é disparado o mais violento de todos. São 236 mortes no total, contra 69 no segundo filme, 132 no terceiro e apenas uma no primeiro (o policial que cai do helicóptero). São simplesmente 2,59 mortes por minuto neste quarto episódio da série – uma morte a cada 23 segundos !!

Entre uma e outra cena de ação, que incluem efeitos sonoros realmente impactantes, Stallone acerta a mão numa excelente sequência de cenas de infiltração e tensão. No entanto a estória flui melhor nas cenas sem diálogos, em que apenas são mostradas as reações, seja dos “bons” ou dos “maus”. É inegável que como diretor, Stallone tem um domínio incrível do estímulo visual do público. Mas ainda lhe falta muito caminho a percorrer quando o assunto é o desenvolvimento de personagens e suas interações entre si. Por tudo isso, o filme deve agradar mesmo aos fãs do personagem e do ator – mas não àqueles que buscam um enredo mais profundo e bem desenvolvido.

O longa não vem tendo um bom desempenho nas bilheterias dos EUA. Porém, sua performance é melhor no resto do mundo, e vem ao menos compensando os gastos dos produtores do filme – que custou cerca de US$ 50 milhões. Desde sua estréia hà pouco mais de um mês, Rambo IV já arrecadou US$ 81 milhões em todo mundo, sendo aproximadamente metade disso nos EUA.

 

Assista o trailer original de RAMBO IV:

Rambo (2008) - Official Trailer - Sylvester Stallone Action Movie HD

RAMBO 4 Trailer ÚNICO Legendado (HDTV) Animal

 

1 Comentário

Deixe seu comentário